
Uma multidão de fiéis e devotos tomou as ruas de Patos na tarde deste domingo (14) para acompanhar a abertura da 237ª edição da Festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade. A imagem sagrada saiu da Matriz São Pedro, no Jatobá, e percorreu as principais vias em uma grande carreata, marcada pela emoção e pela fé que transbordavam nos olhares e expressões dos sertanejos.
Durante a abertura, a missa solene e a procissão com a imagem da padroeira emocionaram os presentes, reforçando a tradição mantida há mais de dois séculos. No pavilhão central, a trio Quentura do Forró animou os presentes logo após a missa.
Confira abaixo os bastidores com a repórter Ana Beatriz, do Patos Online:
A programação desta segunda-feira (15) contou com alvorada sonora às 6h, confissões às 9h e missa às 10h. Às 12h, haverá nova alvorada; às 18h, terço e alvorada; e às 19h, novena.
A festa segue até o próximo dia 24 de setembro, com programação diária que inclui missas e novenas, refletindo sobre o ano jubilar e a temática “Maria, Mãe da Igreja Peregrina de Esperança”. No pavilhão, apresentações culturais e momentos de confraternização prometem envolver toda a população.
Além do aspecto religioso, a festa também movimenta a economia local. Barracas de comidas típicas e parques de diversões animam o espaço montado no centro da cidade, transformando o período em um verdadeiro ponto de encontro da população.
Com expectativa de grande público até o encerramento, a Festa de Nossa Senhora da Guia reafirma sua importância histórica, espiritual e cultural para Patos e todo o Sertão paraibano, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Por Patos Online
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos
Ordenação Santa Terezinha celebra ordenação presbiteral do jovem Nicácio Oliveira nesta sexta-feira (19)
Nota de falecimento Morre aos 98 anos em Mãe d’Água o agricultor aposentado Antônio Macambira
Carteira perdida Carteira com documentos militares e pessoais é perdida em Patos
Situação crítica Mortandade de peixes é registrada na Barragem da Farinha, em Patos, devido ao baixo nível de água; veja o vídeo
Nota de falecimento Morre em Patos Delano Pinheiro Belmont, servidor aposentado do DER, aos 74 anos
Falta de água Rompimento em adutora suspende abastecimento de água em Patos e mais 11 cidades do Sertão nesta sexta-feira (19) Mín. 23° Máx. 36°