
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba intensificou, na tarde desta quinta-feira (18), as ações de combate ao incêndio florestal que atinge a Serra do Cruzeiro, em São José do Bonfim. No 6º dia consecutivo de trabalho, as equipes passaram a contar com o apoio aéreo do helicóptero Acauã 2, do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
A aeronave está equipada com o “Bambi Bucket”, dispositivo que permite o despejo de grandes volumes de água diretamente sobre as áreas em chamas. O equipamento tem sido usado desde o início da tarde em apoio às equipes terrestres que atuam no local.
Ver essa foto no Instagram
Por volta do meio-dia, o Acauã sobrevoou a região pela primeira vez, acompanhado dos comandantes da operação, permitindo uma análise mais precisa da extensão do incêndio e auxiliando na definição das estratégias de enfrentamento. Posteriormente, deu início ao trabalho de combate em apoio às equipes terrestres.
Ver essa foto no Instagram
Segundo o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), tenente-coronel Danilo Galvão, a serra possui cerca de 400 hectares, dos quais aproximadamente 160 hectares já foram destruídos — o que representa 40% da área total. Além da vegetação nativa, animais de pequeno porte também têm sido encontrados mortos em decorrência do fogo.
TC Galvão ressaltou que o terreno íngreme e de difícil acesso impede a chegada de veículos de combate, obrigando os bombeiros a transportar água nas costas em meio à mata fechada. A distância até pontos de abastecimento também dificulta as operações.
Na manhã de quarta-feira (17), o delegado Claudinor Lúcio, responsável pela Delegacia de São José do Bonfim, confirmou que o incêndio é resultado de ação criminosa. Segundo ele, o fogo teria sido provocado por caçadores, prática comum na região.
“Não foi uma pessoa só. Pelo que levantamos até agora, são várias pessoas envolvidas nesses focos de incêndio, provavelmente ligadas à caça de animais”, afirmou o delegado. Duas pessoas já foram ouvidas na investigação, que pode incluir a quebra de dados de possíveis suspeitos, mediante autorização judicial.
A operação, além da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, conta com a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Enquanto as apurações prosseguem, o foco das equipes permanece em conter o avanço das chamas e proteger as comunidades vizinhas, que vivem em alerta desde o início da ocorrência no último sábado (13).
Por Felipe Vilar - Patos Online
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
Festa Festa dos Anos Dourados é realizada para Grupo de Idosos de São José do Bonfim
Final de Campeonato São José do Bonfim encerra campeonato com celebração marcada por emoção e gratidão
Acidente Motociclista sofre acidente na PB-262, em São José do Bonfim, na noite desta quarta-feira (19)
Furto de água Operação da Cagepa flagra furto em adutora de água tratada na zona rural de São José do Bonfim
Aprovação Prefeita Rosalba Mota alcança quase 90% de aprovação em São José do Bonfim
Acidente fatal Homem morre e mulher fica ferida em grave acidente na PB-262, entre São José do Bonfim e Teixeira
Turismo Ecológico São José do Bonfim inaugura a “Trilha do Amor” no Parque Nacional da Serra do Teixeira
Mín. 24° Máx. 37°