
Durante participação no podcast PatosOnline, a psicóloga clínica Paula Santos abordou um tema delicado e importante: o uso de medicações para regular o sono. A profissional destacou que, embora não seja a única solução, em alguns casos esses medicamentos são necessários para proteger a saúde do paciente.
“Um paciente muito privado de sono, a gente já tentou várias alternativas. Ele precisa dormir, porque é melhor ele tomar a medicação do que ficar privado de sono”, explicou Paula. Segundo ela, regular o sono é muitas vezes um passo fundamental para que seja possível atuar em mudanças de comportamento e qualidade de vida do paciente.
Paula reforçou que qualquer medicamento que atue no cérebro ou no sistema nervoso central deve ser prescrito e acompanhado por um profissional de saúde. “Todo medicamento que vai fazer efeito sedativo precisa ter um controle de um médico. Geralmente, psiquiatria e neurologia são as áreas mais recomendadas, mas outros especialistas também podem atuar nesse manejo”, disse.
Ela também alertou para os riscos de automedicação. “Cada caso é único, e dosagem e horários precisam ser avaliados. Tomar medicação por indicação de terceiros é um risco enorme”, afirmou, lembrando que atualmente existe um maior controle sobre esses medicamentos, incluindo aqueles de tarja preta, como o Rivotril.
Apesar dos cuidados, Paula Santos reforçou que a medicação não é a única solução, mas pode ser uma alternativa válida quando usada com acompanhamento profissional. “É uma ferramenta a mais, mas sempre dentro de um plano seguro e individualizado”, concluiu.
A entrevista completa com a psicóloga está disponível no YouTube, canal PatosOnline TV.
CityGym em Patos CityGym inaugura nova unidade no bairro Santo Antônio e abre pré-matrículas com estrutura moderna e experiência completa em Patos
O papel da transparência na escolha de odds em casas de apostas online
Gerador de vídeo em lote criar várias variações IA para teste de conteúdo escalável
Autovia Consórcios Autovia Consórcios leva o nome de Patos-PB a Miami e se destaca entre os melhores do Brasil
Saúde em Patos Cartão de TODOS e AmorSaúde ampliam investimentos em Patos-PB e apresentador Renato Ambrósio doa 400 consultas
Super Fast 2 Chevrolet realiza “Super Fast 2” em Patos com condições inéditas para compra de veículos nesta sexta (26) e sábado (27)
COPA DO MUNDO México fecha grupo com chave de ouro e 100% com direito ao lendário Ochoa em campo e elimina a República Tcheca da Copa do Mundo
23 ANOS DE SUCESSO Recanto do Sabor celebra 23 anos de história, tradição e culinária raiz em Patos
SÃO JOÃO 2026 PATOS Claro amplia investimentos nas festividades juninas da Paraíba Mín. 20° Máx. 32°