
Um dia após o controle do incêndio na Serra do Cruzeiro, em São José do Bonfim, no Sertão da Paraíba, as equipes de combate ao fogo confirmaram que não houve surgimento de novos focos. A informação foi atualizada neste sábado (20) pelo comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM), Tenente-Coronel Danilo Galvão.
"Há oito dias iniciou-se o incêndio na Serra do Cruzeiro e, nas últimas 24 horas, conseguimos combater os últimos focos de chamas no local. Passamos o dia de hoje presentes na Serra do Cruzeiro, realizando a varredura e o rescaldo, com o objetivo de identificar qualquer foco remanescente, além de estarmos no local para o pronto emprego das nossas guarnições caso as chamas voltem a surgir. Agora, vamos reportar a situação ao nosso comandante-geral, bem como à Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, para que se possa deliberar sobre o encerramento da operação", informou o comandante.
O incêndio, que começou no último sábado (13), consumiu cerca de 40% da vegetação nativa da serra, o equivalente a 160 hectares dos 400 totais. Animais de pequeno porte também foram encontrados mortos em decorrência das chamas.
A operação de combate envolveu mais de 100 profissionais, incluindo bombeiros militares e policiais, além de equipamentos terrestres e aéreos, como caminhões-pipa, drones de monitoramento e o helicóptero Acauã 2, que foi fundamental para alcançar áreas de difícil acesso. Monitoramento via satélite do governo federal auxiliou na identificação de pontos de calor durante toda a ação.
Ver essa foto no Instagram
Apesar do incêndio estar sob controle, as equipes permanecem no local até domingo (21), em caráter preventivo, para garantir que a serra continue segura e nenhum novo foco de incêndio se desenvolva.
O incêndio atinge uma área de Caatinga, bioma predominante na região e bastante vulnerável a queimadas durante o período de estiagem. Especialistas alertam que, mesmo após o fim das chamas, os impactos ambientais podem se prolongar, prejudicando a fauna local e retardando a recuperação da vegetação nativa, que integra o Parque Nacional da Serra do Teixeira, uma área de preservação ambiental.
Na manhã de quarta-feira (17), o delegado Claudinor Lúcio, responsável pela Delegacia de São José do Bonfim, confirmou que o incêndio é resultado de ação criminosa. Segundo ele, o fogo teria sido provocado por caçadores, prática comum na região.
“Não foi uma pessoa só. Pelo que levantamos até agora, são várias pessoas envolvidas nesses focos de incêndio, provavelmente ligadas à caça de animais”, afirmou o delegado. Duas pessoas já foram ouvidas na investigação. Nesta sexta-feira (19), o MPPB protocolou uma representação judicial para a quebra de dados de geolocalização de celulares, medida considerada essencial pelo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, para identificar os responsáveis e compreender o contexto da prática criminosa.
A força-tarefa, além da Polícia Civil, MPPB, e do Corpo de Bombeiros, conta com a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Por Felipe Vilar - Patos Online
Possível afogamento IML investiga morte de criança de 1 ano e 5 meses em riacho em Cruz do Espírito Santo
Policiamento Operação Boas Festas: Polícia Militar reforça policiamento e intensifica ações na área do 3º BPM
Prisão Polícia Civil prende jovem suspeito de tentativa de homicídio em Itaporanga
Operação Policial Operação Parabellum cumpre 18 de 31 mandados no Sertão paraibano; DHE de Patos lidera maior ação de sua história
Moto recuperada Motocicleta furtada em Piancó é recuperada pela Polícia Militar durante rondas na BR-361, em Catingueira
Mandado de Prisão Polícia Civil cumpre mandado contra segundo investigado por homicídio ocorrido no mês de abril em Santa Luzia e conclui elucidação do caso
Homicídio Homem que atuava como vigilante em Brejo dos Santos é morto a tiros dentro do Mercado Público de Catolé do Rocha
Acidente grave Colisão entre veículos na BR-230, em Malta, deixa duas pessoas feridas; motorista é autuado por embriaguez
Tráfico de drogas ROTAM conduz suspeito por tráfico e apreende drogas e mais de R$ 11 mil em Patos Mín. 23° Máx. 34°