Sábado, 20 de Setembro de 2025
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
Policial Monitoramento

Incêndio na Serra do Cruzeiro permanece controlado e sem surgimento de novos focos nas últimas 24h, diz comandante do 4º BBM

A informação foi atualizada neste sábado (20) pelo comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM), Tenente-Coronel Danilo Galvão.

20/09/2025 às 18h30
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Reprodução/4º BBM
Foto: Reprodução/4º BBM

Um dia após o controle do incêndio na Serra do Cruzeiro, em São José do Bonfim, no Sertão da Paraíba, as equipes de combate ao fogo confirmaram que não houve surgimento de novos focos. A informação foi atualizada neste sábado (20) pelo comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM), Tenente-Coronel Danilo Galvão.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

"Há oito dias iniciou-se o incêndio na Serra do Cruzeiro e, nas últimas 24 horas, conseguimos combater os últimos focos de chamas no local. Passamos o dia de hoje presentes na Serra do Cruzeiro, realizando a varredura e o rescaldo, com o objetivo de identificar qualquer foco remanescente, além de estarmos no local para o pronto emprego das nossas guarnições caso as chamas voltem a surgir. Agora, vamos reportar a situação ao nosso comandante-geral, bem como à Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, para que se possa deliberar sobre o encerramento da operação", informou o comandante. 

O incêndio, que começou no último sábado (13), consumiu cerca de 40% da vegetação nativa da serra, o equivalente a 160 hectares dos 400 totais. Animais de pequeno porte também foram encontrados mortos em decorrência das chamas.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

A operação de combate envolveu mais de 100 profissionais, incluindo bombeiros militares e policiais, além de equipamentos terrestres e aéreos, como caminhões-pipa, drones de monitoramento e o helicóptero Acauã 2, que foi fundamental para alcançar áreas de difícil acesso. Monitoramento via satélite do governo federal auxiliou na identificação de pontos de calor durante toda a ação.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

Apesar do incêndio estar sob controle, as equipes permanecem no local até domingo (21), em caráter preventivo, para garantir que a serra continue segura e nenhum novo foco de incêndio se desenvolva.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Impactos ambientais

O incêndio atinge uma área de Caatinga, bioma predominante na região e bastante vulnerável a queimadas durante o período de estiagem. Especialistas alertam que, mesmo após o fim das chamas, os impactos ambientais podem se prolongar, prejudicando a fauna local e retardando a recuperação da vegetação nativa, que integra o Parque Nacional da Serra do Teixeira, uma área de preservação ambiental. 

Investigação aponta ação criminosa

Na manhã de quarta-feira (17), o delegado Claudinor Lúcio, responsável pela Delegacia de São José do Bonfim, confirmou que o incêndio é resultado de ação criminosa. Segundo ele, o fogo teria sido provocado por caçadores, prática comum na região.

“Não foi uma pessoa só. Pelo que levantamos até agora, são várias pessoas envolvidas nesses focos de incêndio, provavelmente ligadas à caça de animais”, afirmou o delegado. Duas pessoas já foram ouvidas na investigação. Nesta sexta-feira (19), o MPPB protocolou uma representação judicial para a quebra de dados de geolocalização de celulares, medida considerada essencial pelo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, para identificar os responsáveis e compreender o contexto da prática criminosa. 

A força-tarefa, além da Polícia Civil, MPPB, e do Corpo de Bombeiros, conta com a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Por Felipe Vilar - Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Dom 35°C 21°C
Seg 36°C 23°C
Ter 37°C 22°C
Qua 35°C 22°C
Qui 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras