
O Hospital do Bem, unidade de Oncologia do Sertão que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, completou sete anos de funcionamento neste mês de setembro. Desde a sua inauguração, o hospital realizou 86.536 atendimentos, 35.173 sessões de quimioterapia, 7.001 cirurgias e 8.495 internações.
A chegada do serviço representa até hoje um marco para a saúde pública da região, ao garantir que pacientes oncológicos tivessem acesso a diagnóstico e tratamento especializado sem precisar percorrer longas distâncias até Campina Grande ou João Pessoa. Essa descentralização do cuidado assegurou mais conforto e qualidade de vida às pessoas em tratamento contra o câncer.
Nestes sete anos de atividades ininterruptas – inclusive durante a pandemia de Covid-19 – o hospital também realizou 15.263 mamografias, 2.056 biópsias de pele, 631 biópsias de mama, 1.289 punções de mama, 775 de próstata, 277 de colo uterino e 116 de ovário. Além disso, foram contabilizados 4.857 exames de imunohistoquímica, 1.120 ressonâncias magnéticas e 914 cintilografias.
Para o diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional de Patos, Francisco Guedes, os números comprovam a relevância da unidade. “A existência do Hospital do Bem mudou a realidade da assistência oncológica no Sertão, permitindo que os pacientes sejam tratados perto de onde moram, com a mesma excelência de assistência encontrada nos grandes centros. Nossos protocolos seguem os padrões dos melhores hospitais de referência do país, contamos com uma equipe multiprofissional competente e uma estrutura preparada para oferecer cuidado integral”, destacou.
O diretor lembra ainda que, em breve, a unidade contará com o serviço de radioterapia, a partir da instalação de um acelerador linear já licitado pelo Governo do Estado. As obras para implantação do espaço estão em andamento.
Atualmente, o Hospital do Bem disponibiliza atendimento em dez especialidades médicas em oncologia – Mastologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Endocrinologia, Ginecologia, Oncologia Clínica, Cirurgia Plástica, Urologia, Oncologia Cirúrgica, Cirurgia Torácica e Cardiologia – além de terapias complementares como hormonioterapia, inibidor de osteólise e iodoterapia.
Assesoria
SINE PB Sine-PB oferta 259 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira
ACIDENTE Ciclista fica ferido após ser atingido por carro na BR-361, em Patos. Bicicleta fica parcialmente destruída
Dezembro Vermelho Dezembro Vermelho: CTA/SAE realiza ação de prevenção e cuidado no Centro Pop
OAB-PB Presidente da OAB-PB critica postura do STF e aponta desigualdade social como maior problema do Brasil durante entrevista em Patos
Crise hídrica Vereadora Perla Gadelha alerta para crise hídrica em Patos e defende busca urgente por soluções estruturais
Sacerdócio Vereadora Fátima Bocão destaca importância do sacerdócio e parabeniza Padre Jair pelos 45 anos de ordenação
Transparência Câmara Municipal de Patos recebe Selo Prata no Programa Nacional de Transparência Pública
Natal em Patos Espetáculo natalino da ONG Operação Resgate promete emocionar o público na Praça Edvaldo Mota nesta quarta-feira (10)
Hospital de Patos Emergência e Urgência do Hospital de Patos atendem 278 pessoas no plantão do fim de semana
Mín. 24° Máx. 36°