
Nesta quarta-feira (24), a juíza eleitoral da 38ª Zona Eleitoral, Fernanda de Araújo Paz, determinou a cassação dos diplomas do prefeito de Riacho dos Cavalos, Arthur Vieira Carneiro, e do vice, Joaquim Carreiro Barbosa, além de declarar a inelegibilidade de ambos pelo período de oito anos. Esta é a segunda decisão em pouco mais de dez dias contra a atual gestão do município, localizado no Sertão paraibano.
A decisão foi tomada no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apura a prática de abuso de poder político, abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação social e captação ilícita de sufrágio durante a campanha das eleições municipais de 2024.
Além da perda dos mandatos e da inelegibilidade, a magistrada também aplicou multa de R$ 75 mil a cada um dos investigados. O prefeito Arthur Vieira Carneiro recebeu ainda outra penalidade: terá que pagar mais R$ 75 mil em multa, elevando o valor total da sua condenação.
Na decisão, a juíza determinou ainda a remessa dos autos ao Ministério Público Estadual e Federal, à Polícia Federal e ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, para que sejam apurados possíveis ilícitos administrativos, criminais e de improbidade administrativa decorrentes das condutas julgadas.

Com a nova cassação, a situação política de Riacho dos Cavalos permanece instável, e o caso deve seguir para instâncias superiores da Justiça Eleitoral.
Por Patos Online
Com informações do ClickPB
Reprovação TCE-PB reprova contas de Riacho dos Cavalos por descumprimento do mínimo nos gastos em educação
Moto apreendida Polícia Militar apreende moto com sinais de adulteração em Riacho dos Cavalos
Cassação Prefeito, vice e vereador de Riacho dos Cavalos têm mandatos cassados por compra de votos
SEGURANÇA Polícia Militar atua na segurança da segunda noite da ExpoRiacho em Riacho dos Cavalos
Carro recuperado Polícia Militar recupera veículo com queixa de roubo durante patrulhamento em Riacho dos Cavalos
Eleições 2026 Prefeito de Riacho dos Cavalos anuncia apoio a Olívia Motta para deputada estadual Mín. 22° Máx. 34°