Foi divulgado nesta semana o pilar de Capital Humano do Ranking de Competitividade dos Municípios, onde mostra a importância de se ampliar a qualificação da mão de obra para aumentar a produtividade, a competitividade e o desenvolvimento econômico e social local. Neste sentido, a cidade de Patos no Sertão da Paraíba se destaca, obtendo a 13ª posição no Nordeste e 36ª posição nacional entre as cidades com melhores indicadores de capital humano em 2025.
Para se ter ideia, a cidade de Patos administrada pelo prefeito Nabor Wanderley aparece à frente da capital João Pessoa que obteve a 16ª posição no Nordeste e 58ª posição nacional. Esse levantamento leva em consideração o pilar de Educação, avaliando de forma mais direta a formação dos indivíduos para o mercado de trabalho, considerando indicadores como taxa bruta de matrícula no ensino técnico, profissionalizante e superior, além da qualificação dos trabalhadores em emprego formal.
Com peso de 7,6% no Ranking, o pilar mostra a importância de investir em pessoas para garantir crescimento sustentável. Acesse rankingmunicipios.org.br e confira a nova plataforma do Ranking de Competitividade dos Municípios.
Assessoria
Mín. 20° Máx. 35°