
A Justiça Eleitoral da 51ª Zona, em Patos, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que acusava o PDT de Condado/PB e a candidata Licylayhy Guilherme de Sousa de fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. A decisão, assinada pela juíza Isabella Joseanne Assunção Lopes Andrade de Souza, foi publicada nesta sexta-feira (26).
A ação havia sido proposta pela coligação “Condado Quer o Melhor” (Republicanos/PSB) e pelo candidato a prefeito Caio Rodrigo Bezerra Paixão, que sustentavam que Licylayhy foi lançada apenas para preencher a exigência legal de 30% de candidaturas femininas. Segundo a acusação, a postulante não teria realizado campanha, não movimentou redes sociais, obteve apenas 17 votos e apresentou prestação de contas sem movimentação financeira.
A defesa, no entanto, negou a fraude. Alegou que a candidata fez campanha simples, com visitas a eleitores e distribuição de material gráfico doado por apoiadores, além de participar de eventos políticos locais. Também argumentou que a ausência de conta bancária de campanha estava amparada pela legislação para municípios de pequeno porte.
Após instrução processual, a magistrada entendeu que não houve provas robustas de candidatura fictícia. Destacou que Licylayhy já havia disputado em 2020, quando obteve sete votos, e que em 2024 conseguiu mais que o dobro de apoiadores. Para a juíza, a votação modesta e a simplicidade da campanha não configuram fraude, pois a lei não exige padrão específico de atuação política.
“Indícios frágeis, ausência de movimentação financeira significativa ou votação inexpressiva, por si só, não são suficientes para caracterizar fraude à cota de gênero. Exigir das mulheres campanhas nos moldes tradicionais é perpetuar estereótipos que a Justiça Eleitoral tem o dever de combater”, escreveu a magistrada.
Com a decisão, ficam mantidos os registros de candidatura e diplomas dos investigados, preservando os mandatos de João Ferreira Linhares e Genildo Remígio dos Santos, que foram eleitos pela legenda em 2024.
Confira abaixo a sentença na íntegra:
Por Patos Online
Luto! Corpo de adolescente desaparecido após afogamento é encontrado no Açude Engenheiro Arcoverde, em Condado
Afogamento Bombeiros realizam buscas por adolescente desaparecido após afogamento no Açude Engenheiro Arcoverde, em Condado
Acidente fatal PRF divulga detalhes de colisão frontal com morte na BR-230, entre Condado e São Bentinho
Campanha solidária Família de Condado lança campanha para custear tratamento e cirurgia de criança de 3 anos com paralisia cerebral
Concurso público Prefeitura de Condado lança concurso público com 26 vagas para níveis fundamental, médio e superior
Oportunidade Município de Condado-PB anuncia leilão simultâneo de bens públicos Mín. 22° Máx. 35°