
A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Patos realizou um balanço das ações desenvolvidas durante a Festa de Nossa Senhora da Guia 2025 e identificou mais de 20 casos de crianças em situação de trabalho infantil. As fiscalizações e abordagens foram realizadas diariamente, do primeiro ao último dia do evento, pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
A presença da rede durante todo o período da festa evidenciou a gravidade do problema. A maioria das situações envolveu crianças ainda na primeira infância, o que demonstra a urgência de enfrentar essa violação de direitos que compromete o desenvolvimento saudável e expõe meninas e meninos a riscos ainda maiores, como a exploração sexual.
“Se um adulto, ao trabalhar até tarde, já sente o cansaço no dia seguinte, imagine uma criança. A infância é tempo de brincar, estudar e sonhar, não de ser submetida ao trabalho. Nossa missão é garantir que esse direito seja respeitado”, destacou a equipe técnica envolvida na ação.
Em algumas situações, a equipe enfrentou resistência durante as abordagens, mostrando que ainda é preciso o apoio da sociedade para compreender que esse trabalho não é contra comerciantes ou famílias, mas sim a favor da vida e do futuro das crianças.
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, reforça que nenhuma forma de exploração pode ser normalizada ou justificada. A festa é espaço de alegria e encontro, mas não podemos fechar os olhos para quem, em vez de brincar, é obrigado a trabalhar. Garantir a infância é responsabilidade de todos.
Secom - Prefeitura de Patos
SINE PB Sine-PB oferta 259 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira
ACIDENTE Ciclista fica ferido após ser atingido por carro na BR-361, em Patos. Bicicleta fica parcialmente destruída
Dezembro Vermelho Dezembro Vermelho: CTA/SAE realiza ação de prevenção e cuidado no Centro Pop
OAB-PB Presidente da OAB-PB critica postura do STF e aponta desigualdade social como maior problema do Brasil durante entrevista em Patos
Crise hídrica Vereadora Perla Gadelha alerta para crise hídrica em Patos e defende busca urgente por soluções estruturais
Sacerdócio Vereadora Fátima Bocão destaca importância do sacerdócio e parabeniza Padre Jair pelos 45 anos de ordenação
Transparência Câmara Municipal de Patos recebe Selo Prata no Programa Nacional de Transparência Pública
Natal em Patos Espetáculo natalino da ONG Operação Resgate promete emocionar o público na Praça Edvaldo Mota nesta quarta-feira (10)
Hospital de Patos Emergência e Urgência do Hospital de Patos atendem 278 pessoas no plantão do fim de semana
Mín. 24° Máx. 36°