
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu, nesta sexta-feira, dia 26 de setembro, uma comitiva do Ministério da Saúde (MS) para o lançamento do Programa "Agora Tem Especialistas", de iniciativa do Governo Federal e MS, que objetiva reduzir o tempo de espera por atendimento no Sistema Único de Saúde. Na oportunidade, Patos recebeu oito profissionais.
O "Agora Tem Especialistas" foi votado e aprovado no Congresso Nacional, na última quarta-feira, dia 24, através de Medida Provisória 1.301/2025, que propõe a busca pela redução do tempo de espera em consultas, exames e cirurgias, trabalhando com dez eixos de ações que visam ampliar a oferta de serviços como atendimentos especializados de média e alta complexidade em seis áreas prioritárias: oncologia, ortopedia, ginecologia, cardiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.
Em Patos, o eixo principal será da oncologia, visto que, segundo o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proença, foi feito um levantamento da necessidade de oncologia no país junto com o Hospital AC Camargo, de São Paulo, e observou que há a necessidade dessa ampliação no Hospital do Bem, em Patos.
"Quando a gente fala de mais oncologistas, mais anestesistas para realizar cirurgias oncológicas e mais cirurgiões, a gente está falando também em diminuir o tempo de espera. A gente sabe do sofrimento, angústia do que é ter uma suspeita de um câncer, um familiar com suspeita de câncer, e agora a gente está falando de uma situação que é ter mais especialistas. O Hospital do Bem, por exemplo, foi recentemente habilitado pelo Ministério da Saúde na área de Oncologia, ouse já, aumenta a quantidade de serviço e de profissionais e logicamente, reduz o tempo de espera que é o objetivo do Governo Federal", explicou Felipe Proença.
Com a implantação do Programa, o paciente tem a oportunidade de ser atendido utilizando o máximo da rede pública e da rede privada, assim como de plano de saúde.
O secretário municipal de saúde, Leônidas Medeiros, classificou o Programa como a "democratização do acesso a consultas e exames, médicos especialistas pelo SUS".
"Patos, hoje, está recebendo oito profissionais, e neste eixo é voltado para o eixo estadual que é uma Pactuação do Estado e, logo logo, teremos essa pactuação com o município para termos mais acesso a amplificação e ainda maior que é o acesso à especialidade. Esse programa é a ampliação desse serviço (da oncologia) no sertão. São mais médicos especialistas em oncologia, mais exames específicos para o tratamento trazidos e descentralizados das capitais para o sertão", destacou o secretário.
O programa englobará:
O lançamento do Programa em Patos e a recepção do médicos especialistas ocorreu no auditório da UNIFIP e contou com a presença do Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proença, que representou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do vice-prefeito, Jacob Souto; do Secretário Municipal de Saúde, Leônidas Medeiros, a representante do COSEMS/PB, a diretora de gestão do trabalho e educação na saúde e secretária municipal de saúde de São José do Sabugi, Maria Elismaria de Lima; do diretor da Escola de Saúde Pública do Estado, dr° Matheus Spricido, do diretor do Centro de Ciências Médicas do Sertão- UNIFIP, dr° Miguel Áquila Toledo, e demais autoridades locais e regionais, além de acadêmicos de Medicina.
Na oportunidade, houve a exibição de um vídeo com o pronunciamento do Ministro da Saúde que realizou uma explanação sobre o novo Programa.
Secom- Prefeitura de Patos





Novembro Azul Hospital do Bem integra ações do CHRDJC e realiza “Dia D” de conscientização do Novembro Azul em Patos
Hospital Regional Plantão do Complexo Hospitalar de Patos registra 278 atendimentos no fim de semana
Saúde Mental Solidão adoece: Isolamento aliado ao uso excessivo de telas aumenta o risco de depressão, alzheimer e infarto, alerta médico
Inauguração Prefeitura de Patos entrega UBS de Santa Gertrudes totalmente reconstruída, considerada a maior e mais moderna do Sertão
Transplante Mãe de adolescente que passou pelo primeiro transplante cardíaco pediátrico na PB já havia perdido um filho: ‘Entrei na UTI e vi vida’
Transplante Marco histórico: Paraíba realiza primeiro transplante cardíaco pediátrico em adolescente de 14 anos
Pediatria Sociedade Brasileira de Pediatria defende presença obrigatória da especialidade na Atenção Primária e convoca mobilização; pediatra patoense Dr. Umberto Júnior comenta
Doação de Órgãos Sopro da vida: família de jovem de Santa Terezinha autoriza doação de órgãos e beneficia seis pessoas; adolescente de 14 anos recebe transplante de coração
Novembro Azul Unidades do DGA I realizam Dia D do Novembro Azul com grande participação masculina em Patos Mín. 22° Máx. 37°