
Com o tema “Entre Cactos e Sapatilhas”, a 3ª edição da Festa da Bailarina movimentou o Patos Shopping na noite deste sábado (27). O evento, realizado com apoio da Prefeitura de Patos, por meio das Secretarias de Juventude e de Cultura, Esporte e Turismo, reuniu crianças, jovens e adultos em uma celebração que uniu a delicadeza do balé à resistência e identidade cultural do sertão.
A programação contou com diversas apresentações artísticas de grupos locais e regionais, além de homenagens às professoras de balé de Patos e cidades vizinhas. As profissionais receberam comendas entregues pela vereadora Lúcia de Chica Motta, madrinha oficial do evento, em reconhecimento à sua contribuição para a formação cultural de crianças e jovens.
“É com grande alegria que participo desta festa. Um evento muito bonito, de grande porte, que representa o crescimento da cultura em Patos”, destacou a vereadora.
O vice-prefeito de Patos, professor Jacob Souto, ressaltou a interação entre gerações proporcionada pelo encontro. “A gestão tem investido muito na cultura. É algo que beneficia desde as crianças até a terceira idade e fortalece a identidade dos jovens.”
Já o secretário da Juventude, Ulisses Neto, enfatizou o papel da parceria entre instituições públicas e privadas. “É assim, dialogando e incentivando, que vamos construir um futuro melhor para nossas crianças, adolescentes e jovens.”
Idealizadora do projeto, a professora e ativista cultural Cynthia Carvalho, do Ponto de Cultura Coletivo Derréis, lembrou que a iniciativa nasceu como forma de valorização das profissionais da dança. “A Festa da Bailarina é um protagonismo merecido para essas mulheres que dedicam suas vidas ao balé, além de ser um espaço de confraternização entre alunas, professoras e amantes da arte.”
Entre os grupos que se apresentaram estiveram a Dança Inclusiva do CRAS Mariana Alves e do Espaço Ballet Tia Lis; Projeto Social Operação Resgate; Centro Educacional Estrela Dalva; Grupo de Ginástica Geral da cidade de Malta; Projeto Ação Educar (Matureia); Instituto Educacional Dentinho de Leite; Instituto Educacional Maria do Socorro; Ballet Sênior do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de São José do Bonfim; além do Projeto “No Ritmo da Comunidade”, do bairro São Judas Tadeu, em Patos.
A Festa da Bailarina consolidou-se como um dos principais eventos culturais do calendário patoense, reafirmando o compromisso com a valorização da arte, da educação e da identidade sertaneja.
Secom – Prefeitura de Patos



SINE PB Sine-PB oferta 259 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira
ACIDENTE Ciclista fica ferido após ser atingido por carro na BR-361, em Patos. Bicicleta fica parcialmente destruída
Dezembro Vermelho Dezembro Vermelho: CTA/SAE realiza ação de prevenção e cuidado no Centro Pop
OAB-PB Presidente da OAB-PB critica postura do STF e aponta desigualdade social como maior problema do Brasil durante entrevista em Patos
Crise hídrica Vereadora Perla Gadelha alerta para crise hídrica em Patos e defende busca urgente por soluções estruturais
Sacerdócio Vereadora Fátima Bocão destaca importância do sacerdócio e parabeniza Padre Jair pelos 45 anos de ordenação
Transparência Câmara Municipal de Patos recebe Selo Prata no Programa Nacional de Transparência Pública
Natal em Patos Espetáculo natalino da ONG Operação Resgate promete emocionar o público na Praça Edvaldo Mota nesta quarta-feira (10)
Hospital de Patos Emergência e Urgência do Hospital de Patos atendem 278 pessoas no plantão do fim de semana
Mín. 24° Máx. 36°