Quinta, 02 de Outubro de 2025
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
Policial Fraude em concurso

Polícia Federal prende uma pessoa em Patos durante operação contra fraudes em concursos públicos

Segundo a PF, as investigações revelaram fraudes no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024 e em certames da Polícia Civil de Pernambuco, Polícia Civil de Alagoas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

02/10/2025 às 09h32 Atualizada em 02/10/2025 às 15h58
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação/PF)
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal prendeu preventivamente, nesta quinta-feira (2), uma pessoa em Patos, no Sertão da Paraíba, durante a Operação Última Fase, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a concursos públicos em diversos estados do Nordeste.

Continua após a publicidade
Banner NordSol

A ação cumpre mandados na Paraíba, Pernambuco e Alagoas, com o apoio do Ministério Público Federal. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e diversas medidas cautelares, como afastamento de cargos públicos e sequestro de bens.

Segundo a PF, as investigações revelaram fraudes no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024 — conhecido como o Enem dos Concursos — e em certames da Polícia Civil de Pernambuco, Polícia Civil de Alagoas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Na Paraíba, além da prisão em Patos, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão — um no próprio município sertanejo e outro em João Pessoa.

Continua após a publicidade
Banner Nilo Shineray

Esquema criminoso

O grupo é acusado de práticas como o uso de pontos eletrônicos durante as provas, falsificação de documentos para que terceiros realizassem os exames no lugar dos candidatos, além de suspeitas de acesso antecipado a provas.

Ainda conforme a investigação, candidatos envolvidos no esquema já foram excluídos dos processos seletivos e, nos casos de servidores nomeados, houve o afastamento imediato dos cargos públicos. Os investigados poderão responder por fraude em concurso público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.

Em nota, a Polícia Federal informou que, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Gestão e Inovação, vem ampliando mecanismos de fiscalização para garantir maior segurança, transparência e integridade nos concursos realizados no país.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O Ministério da Gestão também se pronunciou, destacando que tem apoiado as investigações desde o início e reafirmando a realização do Concurso Público Nacional Unificado 2 (CPNU 2), marcado para o próximo domingo, 5 de outubro.

Por Patos Online
Com informações da PF e g1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Sex 34°C 20°C
Sáb 35°C 20°C
Dom 35°C 21°C
Seg 37°C 22°C
Ter 35°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras