Sexta, 10 de Outubro de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Mundo Faixa de Gaza

Após ultimato de Trump, Hamas concorda em libertar todos os reféns

Mais cedo nesta sexta, Trump deu um ultimato exigindo que o Hamas respondesse ao plano de paz apresentado no último dia 29 de setembro

03/10/2025 às 18h30 Atualizada em 04/10/2025 às 13h52
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Crédito: Montecuz Foto
Crédito: Montecuz Foto

O Hamas respondeu, nesta sexta-feira (3/10), ao plano de paz na Faixa de Gaza proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e informou que concorda em libertar todos os reféns israelenses e deixar o governo no enclave palestino, mas pediu que alguns pontos do acordo sejam discutidos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“Para alcançar o fim da guerra e a retirada completa [das forças de Israel] da Faixa de Gaza, o movimento anuncia sua concordância em libertar todos os prisioneiros da ocupação, vivos e cadáveres, conforme a fórmula de troca contida na proposta do presidente Trump, e providenciar as condições de campo para o processo de troca. Nesse sentido, o movimento confirma sua prontidão para entrar imediatamente, por meio dos mediadores, em negociações para discutir os detalhes disso”, disse o Hamas em comunicado.

Sobre a possível saída da administração de Gaza, o grupo palestino disse concordar em entregar o governo para um comitê palestino independente, conforme proposto pelo presidente dos EUA.

Apesar da sinalização positiva, o Hamas não comentou os outros 18 pontos da proposta de paz com Israel. Entre elas, a deposição de armas e a reconstrução do enclave palestino.

Continua após a publicidade
Banner Nilo Shineray

De acordo com o comunicado, as questões “relacionadas ao futuro da Faixa de Gaza e aos direitos legítimos do povo palestino” precisam ter uma “posição nacional unificada”. Por isso, a organização afirmou que tais temas serão debatidos por meio de um “quadro nacional”.

A resposta do Hamas surgiu horas após o “ultimato” de Trump, que deu um prazo até este domingo (5/10) para o grupo se manifestar sobre a proposta.

O acordo já foi aceito por Israel durante visita de Benjamin Netanyahu aos EUA nesta semana. O premiê israelense, porém, já sinalizou que pode não cumprir um dos pontos do plano de paz: a retirada de tropas do enclave palestino.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Fonte: Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 22h01 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 35°

Sáb 36°C 21°C
Dom 35°C 21°C
Seg 35°C 21°C
Ter 36°C 22°C
Qua °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras