Uma árvore da espécie algaroba caiu na manhã desta segunda-feira (13) sobre quatro motocicletas que estavam estacionadas na Rua Darcílio Wanderley da Nóbrega, no bairro Brasília, em Patos, Sertão da Paraíba. Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
Assim que o incidente foi registrado, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil foram acionadas para o local. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Alex Wagner, em contato com o jornalista Pabhlo Rhuan, a queda da árvore também atingiu parte da rede elétrica, o que exigiu o apoio da STTRANS e da Energisa.
“Solicitamos apoio da STTRANS e da Energisa, uma vez que houve também a queda da rede elétrica. Por segurança, isolamos a área e foi necessário interromper temporariamente o fornecimento de energia”, informou o secretário.
Alex Wagner explicou que a Prefeitura de Patos já vinha realizando a poda de redução da copa das algarobas existentes no canteiro central da via, justamente para evitar riscos desse tipo. No entanto, algumas árvores ainda aguardavam a intervenção da Energisa para o corte de galhos próximos à fiação elétrica.
“Nesse intervalo, infelizmente, houve esse incidente. Mas já estamos tomando as medidas necessárias para evitar danos futuros”, destacou.
Segundo o secretário, todas as algarobas da região já foram avaliadas e marcadas para substituição por espécies nativas, consideradas mais seguras e adequadas para o ambiente urbano. Contudo, o processo de substituição foi adiado devido ao período de estiagem.
“Estamos atrasando essa retirada por causa da seca. A ideia é fazer a substituição no início do período chuvoso, para que as novas espécies consigam se adaptar e não morram por falta de água”, explicou Alex Wagner.
Uma das proprietárias das motos atingidas relatou que a Prefeitura se comprometeu a arcar com os custos dos reparos dos veículos danificados.
Por Patos Online
Com informações de Pabhlo Rhuan
Mín. 22° Máx. 36°