
A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS), segue com o trabalho de implantação do sistema rotativo pago de estacionamento, conhecido como Zona Azul, que será retomado em breve na cidade.
De acordo com o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, o Núcleo de Educação para o Trânsito iniciou as ações de orientação e conscientização junto à população, informando sobre horários, formas de pagamento, gratuidades e demais regras do sistema.
“O Núcleo de Educação para o Trânsito iniciou o trabalho de orientação, tirando dúvidas e informando a população sobre como pagar a Zona Azul, os horários de funcionamento e quem tem direito à isenção. Um panfleto está sendo entregue aos motoristas no centro da cidade”, explicou.
Elucinaldo destacou que o trabalho também está sendo reforçado por meio da imprensa e das redes sociais, para que todos os condutores estejam cientes do retorno da Zona Azul. Ele informou ainda que a sinalização vertical está em fase final de implantação e que o processo seletivo para contratação dos agentes operacionais de cobrança também está sendo concluído.
O superintendente esclareceu que têm isenção da taxa de estacionamento veículos oficiais em serviço; taxistas e mototaxistas devidamente cadastrados e trabalhando em suas respectivas praças; veículos de emergência em serviço e todas as motocicletas, que estarão isentas da cobrança.
Já os idosos e pessoas com deficiência terão vagas garantidas, conforme determina a lei — 3% das vagas destinadas a idosos e 5% a pessoas com deficiência —, mas devem pagar a tarifa, respeitando a rotatividade no uso desses espaços.
O valor da Zona Azul será de R$ 2,00 por hora e haverá uma tolerância de 10 minutos gratuitos antes do início da cobrança. Após esse período, o motorista deverá efetuar o pagamento para garantir uma hora de estacionamento e poderá renovar o tíquete digitalmente.
O sistema contará com 22 agentes operando no centro da cidade, e o pagamento poderá ser feito via PIX ou em espécie.
“O principal objetivo da Zona Azul é garantir a rotatividade e a democratização das vagas, além de gerar emprego e renda, contribuindo para a organização do trânsito e melhoria da mobilidade urbana em Patos”, reforçou Elucinaldo Laurindo.



Secom – Prefeitura de Patos
Emocionante Pais do Colégio Ágape promovem ação solidária e presenteiam porteiro com moto, em Patos
Falta de água Moradores denunciam falta de água há mais de uma semana no bairro dos Estados, em Patos; Cagepa se pronuncia
Nova cirurgia Jornalista Marcos Oliveira será submetido a novo procedimento cirúrgico em Campina Grande
Carnaval 2026 Prefeitura de Patos e Liga dos Blocos anunciam programação do Carnaval de Patos 2026. Confira!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Campanha solidária Família de garoto patoense de 12 anos com leucemia pede ajuda para garantir tratamento adequado
VAGAS DE EMPREGO Patos lidera oferta de vagas do Sine-PB em fevereiro com 172 oportunidades de emprego
Carnaval 2026 Programação do Carnaval 2026 de Patos será anunciada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro
Problemática Falta de pressão e ausência no abastecimento de água causam transtornos e revolta moradora em Patos Mín. 22° Máx. 37°