
Uma queda, uma colisão ou uma batida na cabeça podem mudar completamente o destino de uma pessoa em questão de segundos. O neurocirurgião Dr. Romulo José de Sousa (CRM-PB: 16013 | RQE Neurocirurgia: 8085 | RQE Dor: 9236) fez um alerta importante sobre o trauma cranioencefálico (TCE) — uma das principais causas de morte entre jovens no Brasil, especialmente em decorrência de acidentes de trânsito.
Segundo o especialista, após um trauma na cabeça, é fundamental ficar atento a sintomas como perda de consciência, sonolência, vômitos de repetição e confusão mental. Em alguns casos, a situação pode evoluir para a necessidade de intervenção neurocirúrgica, como a drenagem de sangramentos intracranianos e a descompressão do cérebro.
Dr. Romulo enfatiza que a prevenção é simples, mas salva vidas. O uso do capacete, do cinto de segurança e a atenção redobrada no trânsito são atitudes que fazem toda a diferença para evitar tragédias. “Cuidar da sua cabeça é cuidar da sua vida. Dirija com responsabilidade”, destacou o médico.
O neurocirurgião atende pacientes em Campina Grande, nas clínicas Sinapta (83 98602-6901 | Instagram: @sinapta.neuro) e Oncol (83 99681-6463 | Instagram: @oncol.cg), e em Patos, na Ultraclin (83 99146-0264 | Instagram: @ultraclinpatos).
Ver essa foto no Instagram
Por Patos Online
Cirurgias eletivas Opera Paraíba realiza ciclo de cirurgias de otorrino com foco na humanização infantil
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza 20 cirurgias e atende 247 pessoas durante plantão do fim de semana
Doação de Órgãos Paraíba registra segunda doação de órgãos do ano
Contraceptivo Paraíba vai ofertar contraceptivo subdérmico e capacita médicos e enfermeiros da Atenção Básica
Gripe Sazonal Gripe sazonal exige atenção redobrada com hidratação e imunidade, alerta diretor técnico do Hospital Regional de Patos
Hospital Regional Plantão de fim de ano do Hospital Regional de Patos realiza 418 atendimentos e 23 cirurgias
Tomografo Hospital São Francisco anuncia fase de implantação de tomógrafo de última geração em Patos
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra 467 atendimentos e 37 cirurgias durante o período natalino
Raiva Prefeitura de Campina Grande confirma diagnóstico de raiva humana em homem internado em estado grave Mín. 23° Máx. 36°