Uma queda, uma colisão ou uma batida na cabeça podem mudar completamente o destino de uma pessoa em questão de segundos. O neurocirurgião Dr. Romulo José de Sousa (CRM-PB: 16013 | RQE Neurocirurgia: 8085 | RQE Dor: 9236) fez um alerta importante sobre o trauma cranioencefálico (TCE) — uma das principais causas de morte entre jovens no Brasil, especialmente em decorrência de acidentes de trânsito.
Segundo o especialista, após um trauma na cabeça, é fundamental ficar atento a sintomas como perda de consciência, sonolência, vômitos de repetição e confusão mental. Em alguns casos, a situação pode evoluir para a necessidade de intervenção neurocirúrgica, como a drenagem de sangramentos intracranianos e a descompressão do cérebro.
Dr. Romulo enfatiza que a prevenção é simples, mas salva vidas. O uso do capacete, do cinto de segurança e a atenção redobrada no trânsito são atitudes que fazem toda a diferença para evitar tragédias. “Cuidar da sua cabeça é cuidar da sua vida. Dirija com responsabilidade”, destacou o médico.
O neurocirurgião atende pacientes em Campina Grande, nas clínicas Sinapta (83 98602-6901 | Instagram: @sinapta.neuro) e Oncol (83 99681-6463 | Instagram: @oncol.cg), e em Patos, na Ultraclin (83 99146-0264 | Instagram: @ultraclinpatos).
Ver essa foto no Instagram
Por Patos Online
Mín. 21° Máx. 36°