
A história de Ismael de Sousa Lucena, de apenas 12 anos, está inspirando toda a Paraíba e colocando o Nordeste em evidência no cenário da educação ambiental brasileira. O jovem estudante da Escola Cívico-Militar Monsenhor Manuel Vieira, em Patos, conquistou um feito histórico: depois de vencer as etapas municipal, estadual e nacional da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), agora representa todo o Nordeste na disputa pelo título nacional da conferência, que acontece em Brasília (DF).
Tudo começou em Patos, quando Ismael apresentou seu projeto “Combate à Desinformação sobre Justiça Climática”, uma proposta que chama atenção para os riscos das fake news ambientais e a importância da educação como ferramenta de conscientização climática. O trabalho se destacou na etapa municipal, garantindo sua vaga para a fase seguinte.
Na capital João Pessoa, o estudante representou a cidade de Patos e conquistou a vitória estadual, superando mais de 60 projetos de toda a Paraíba. Dali, o projeto foi entregue oficialmente ao MEC Paraíba, que indicou Ismael como o representante oficial do estado na etapa nacional da conferência, realizada em Brasília.
Em solo brasiliense, o jovem patoense brilhou mais uma vez: venceu a etapa nacional e garantiu a classificação como representante do Nordeste para a grande final, que vai definir o melhor projeto infantojuvenil do Brasil sobre meio ambiente e justiça climática.

Durante toda a trajetória, Ismael contou com o apoio de sua escola, da Secretaria Municipal de Educação, e da Câmara Municipal de Patos, através do vereador Júnior Contigo, que foi um dos primeiros a reconhecer o talento do estudante.
Em agosto deste ano, Ismael e sua professora orientadora, Marcela Meira Ramos Abrantes, receberam um voto de aplauso na Câmara, por iniciativa do vereador, após a conquista da etapa estadual.
“Reconhecer o esforço e o talento de Ismael é valorizar a educação de Patos. Ele carrega o nome da nossa cidade para todo o Brasil e serve de exemplo para outros jovens”, destacou Júnior Contigo durante a homenagem.
Dois meses depois, a profecia se cumpriu. Agora, Ismael não apenas leva o nome de Patos e da Paraíba, mas representa todo o Nordeste no maior evento nacional de protagonismo ambiental estudantil.
Em vídeo gravado durante a preparação em Goiás, o estudante agradeceu a todos que o ajudaram na jornada:
“Queria agradecer à Secretária de Educação, Adriana Carneiro, à minha escola ECIM Monsenhor Manuel Vieira, e à Câmara Municipal de Patos, em nome do vereador Júnior Contigo”, disse o jovem.
A VI CNIJMA é promovida pelos Ministérios da Educação, Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia e Inovação, com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. O evento faz parte da preparação do país para a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em Belém (PA) em 2025.
Ao representar o Nordeste, Ismael se torna símbolo do poder transformador da educação pública e do protagonismo juvenil. Seu projeto não apenas defende o meio ambiente — ele mostra como conhecimento, empatia e verdade podem ser as armas mais poderosas contra a desinformação.

O vereador Júnior Contigo celebrou mais uma vez a conquista:
“É inspirador ver um jovem da nossa cidade levando o nome de Patos, da Paraíba e agora do Nordeste tão longe. Essa conquista não é apenas dele; é de toda a nossa cidade! Ismael representa exatamente o que acreditamos: que o futuro de Patos e do Brasil está na educação e no protagonismo dos nossos jovens.”

Da sala de aula à capital do país, Ismael prova que quando o conhecimento encontra propósito, floresce esperança. Sua trajetória mostra que o futuro sustentável do Brasil pode nascer em qualquer canto — inclusive em uma escola pública do Sertão paraibano, onde um menino de 12 anos decidiu transformar informação em ação e inspirar todo o Nordeste.
Por Assessoria












Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação
Destaque SESI Patos tem cinco projetos do ensino médio premiados na FENECIT e garante vagas para representar o Brasil na Itália, Peru, São Paulo e Amapá
FENECIT Estudantes do SESI Patos conquistam 1º lugar na categoria engenharia em feira científica no Recife e vão representar o Brasil na Itália
FENECIT Trio de Catingueira, estudantes do SESI Patos, conquista 1º lugar em Ciências Agrárias na Fenecit 2025 — e poderá apresentar projeto na Itália
Contas reprovadas TCE reprova as contas da Educação do Estado relativas a 2022 e imputa débito a ex-secretário
Concurso público IFPB prorroga inscrições do concurso para professor com salários de até R$ 13 mil Mín. 23° Máx. 35°