O Santos dominou o Corinthians em clássico na Vila Belmiro e voltou a vencer após três jogos no Campeonato Brasileiro, batendo o rival por 3 a 1 nesta quarta-feira (15), pela 28ª rodada.
Zé Rafael, Barreal e Rollheiser marcaram os gols santistas, e Raniele diminuiu o placar.
O clássico alvinegro foi de dois tempos bastante diferentes, com dominância total dos donos da casa na etapa inicial e um Corinthians reagindo nos 45 minutos finais, mas ainda longe de obter o resultado após chegar a estar perdendo por três gols de diferença.
O Peixe permanece no 16º lugar do Brasileirão, mas abre vantagem para o Vitória, 17º e abrindo a zona de rebaixamento. Com os três pontos na Vila, o Santos chegou a 31.
Com a derrota, o Corinthians segue no 12º lugar, com 33 pontos, mas com risco de ser ultrapassado na rodada, além de ver o Santos se aproximar, ficando a dois pontos de distância.
Essa foi a segunda vitória de Juan Pablo Vojvoda no comando do Santos, ambas em clássicos na Vila, primeiro contra o São Paulo, por 1 a 0, e agora por 3 a 1 contra o Corinthians.
Logo aos 3 minutos, o Santos já abriu o placar, com Zé Rafael. Após cruzamento de Barreal na primeira trave, o meio-campista subiu sozinho e cabeceou com força para pôr o Peixe em vantagem.
Com a vantagem, o time de Vojvoda pressionou o Corinthians, subiu a marcação e fez um primeiro tempo muito dominante, ampliando o placar aos 38 minutos em um verdadeiro golaço de Barreal. O argentino recebeu de João Schimdt pela direita, cortou para o meio e bateu forte, no ângulo, sem qualquer possibilidade de reação para o goleiro Felipe Longo. 2 a 0 no primeiro tempo!
A segunda etapa começou e o Peixe seguiu em cima, evitando que o rival conseguisse jogar. Com menos de 10 minutos, em escanteio para o Santos, Breno Bidon fez pênalti infantil em Zé Rafael e abriu os caminhos para o terceiro gol. Na cobrança, Rollheiser deslocou o goleiro corintiano e fez 3 a 0, praticamente 'matando' o jogo.
Logo na sequência, porém, o Corinthians reagiu, também em bola parada. Matheuzinho cobrou escanteio na cabeça de Raniele, que cabeceou no meio, forte, complicando a vida de Gabriel Brazão, que não conseguiu a defesa.
Com 3 a 1 no placar, o Timão tentou uma pressão em busca da reação, mas parou na trave em nova jogada aérea. Tendo que correr atrás de três gols de desvantagem, não houve tempo, ainda que o time tenha melhorado, especialmente após a entrada de Rodrigo Garro e Memphis Depay.
Importante resultado e atuação para o Santos, que vinha pressionado pela curta distância para o Z-4. Ainda assim, o time segue estacionado no 16º lugar, mas agora pressionando quem vem acima, incluindo o próprio Corinthians nesse grupo, que pode brigar por vagas na CONMEBOL Sul-Americana.
Santos: 16º colocado, com 31 pontos
Corinthians: 12º colocado, com 33 pontos
Vitória (C): 20/10, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
Botafogo (F): 26/10, 16h (de Brasília) – Brasileirão
Fortaleza (C): 1º/11, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Atlético-MG (C): 18/10, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Vitória (F): 25/10, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Grêmio (C): 2/11, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN
Mín. 20° Máx. 35°