O paraibano Joelison Fernandes da Silva, conhecido nacionalmente como Ninão e reconhecido como o homem mais alto do Brasil, precisou amputar a perna esquerda na tarde desta sexta-feira (17), no Hospital de Clínicas de Campina Grande. A cirurgia foi necessária em razão de complicações provocadas por uma osteomielite, infecção que atinge os ossos e que se agravou por conta do diabetes que ele enfrenta.
Ninão, que mede 2,37 metros de altura, já havia passado pelo mesmo procedimento em 2021, quando precisou amputar a perna direita devido à mesma doença. “Não é fácil, mas infelizmente foi necessário”, relatou ele ao portal g1, explicando que a nova amputação foi feita cerca de 20 centímetros abaixo do joelho, assim como a anterior.
Segundo o boletim médico, Ninão deu entrada no hospital no início de outubro apresentando sinais de necrose e comprometimento tecidual extenso. Após avaliação da equipe multiprofissional, a cirurgia foi indicada e realizada com sucesso. O paciente encontra-se clinicamente estável, em acompanhamento médico e de enfermagem, mas ainda não há previsão de alta.
Natural de Assunção, no Cariri da Paraíba, Ninão descobriu o gigantismo aos 14 anos, quando já media 1,95 metro. Desde então, sua condição o tornou conhecido em todo o país, participando de programas de TV e se tornando uma figura carismática e querida pelo público.
Após a alta hospitalar, Ninão deve retornar para Assunção, onde continuará o processo de reabilitação. Ele afirmou que pretende utilizar uma prótese para voltar a andar, mas o custo elevado do equipamento o levará a iniciar uma campanha para arrecadar recursos. “A recuperação será um pouco dolorida, porque dói bastante, mas com fé em Deus vou superar mais essa barreira”, disse.
A osteomielite é uma infecção óssea provocada por bactérias, fungos ou vírus, que causam inflamação e podem formar abscessos nos ossos. Quando não tratada adequadamente, a doença pode levar à necrose e, em casos graves, exigir a amputação do membro afetado.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB
Mín. 23° Máx. 35°