
Joelison Fernandes da Silva, conhecido como Ninão, considerado o homem mais alto do Brasil, recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira (20). Ele estava internado no Hospital das Clínicas de Campina Grande, após ter passado por uma cirurgia para a amputação da perna esquerda na tarde de sexta-feira (17).
O Hospital das Clínicas de Campina Grande informou que Joelison recebeu alta depois de ter passado por uma avaliação das equipes da clínica médica e infectologia, na manhã desta segunda-feira (20). Ninão retornará ao hospital apenas para acompanhamento ambulatorial do procedimento e retirada dos pontos, que está prevista para 30 dias após a cirurgia.
O paraibano, que tem 2,37 metros de altura, já havia amputado a perna direita em 2021 pela mesma complicação que motivou a nova cirurgia, uma doença infecciosa que atinge os ossos chamada osteomielite, agravada pelo fato de ele ter diabetes.
Natural da cidade de Assunção, no Cariri da Paraíba, Ninão descobriu o gigantismo aos 14 anos, quanto media 1,95 metro. A cirurgia de Ninão foi realizada no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. Em recuperação no hospital, ele explicou ao g1 que a amputação se deu da mesma forma que foi feita a primeira, cerca de 20 centímetros abaixo do joelho.
"Não é fácil mas infelizmente foi necessário", contou Ninão.
Segundo o boletim médico, ele foi admitido no hospital apresentando sinais de necrose e comprometimento tecidual extenso no começo de outubro. Após avaliação da equipe multiprofissional e diante da gravidade do quadro, foi indicada e realizada cirurgia de amputação do membro afetado.
"A recuperação será um pouco dolorida, porque dói bastante, mas com fé em Deus vou superar mais essa barreira", disse.
A pretensão de Ninão é usar uma prótese, porém será necessário fazer uma campanha para angariar recursos, já que a prótese é cara e ele não dispõe de recursos suficientes para comprá-la.
A osteomielite é um nome genérico dado a qualquer infecção óssea, que pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus (veja também a explicação no vídeo abaixo). É uma doença infecciosa, em que uma bactéria coloniza o osso e forma um abscesso.
Fonte: g1 PB
MUDANÇAS Juíza Vanessa Moura é promovida para Cajazeiras após atuação na Comarca de Patos e na 28ª Zona Eleitoral
RECONHECIMENTO Policial militar do 20º BPM recebe Moção de Aplausos da Câmara de Serra Talhada por ação realizada durante folga
UTILIDADE PÚBLICA Homem procura celular e CNH perdidos durante evento em Mossoró e pede ajuda para localizar documentos
CONCURSO PÚBLICO Paraíba tem mais de 1,3 mil vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 8 mil
DECISÃO Justiça determina retirada de asfalto do Centro Histórico de Pombal e restauração do calçamento original
Asfatamento Governador e prefeito de Condado anunciam asfaltamento ligando BR-230 ao Santuário Deus Pai Todo-Poderoso, entre Condado e Malta
Orientações Workshop orienta comerciantes sobre segurança e organização para o São João de Patos 2026
SÃO JOÃO 2026 Maior São João do Mundo 2026 começa nesta quarta-feira em Campina Grande com Projeto Dominguinho, Solange Almeida, Brasas do Forró e Limão com Mel
PARTO DE EMERGÊNCIA Equipe do SAMU de Catingueira auxilia parto de emergência durante transferência de gestante da cidade de Olho d'Água Mín. 20° Máx. 35°