Quinta, 23 de Outubro de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Policial Loira do ABC

Delegado detalha versão do acusado sobre assassinato da “Loira do ABC” após prisão no Sertão da Paraíba: “Alegou suposta legítima defesa”

Francisco Iranildo Henrique, de 47 anos, confessa homicídio e fornece relato sobre briga que resultou na morte de Aline Cristina de Lira

23/10/2025 às 13h00 Atualizada em 23/10/2025 às 13h50
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Após a prisão de Francisco Iranildo Henrique, de 47 anos, no Sítio Serra Grande, entre São José de Caiana e Diamante, novas informações foram divulgadas pelo delegado Ilamilto Simplicio, titular da 17ª Seccional de Itaporanga, esclarecendo detalhes sobre o homicídio de Aline Cristina de Lira, de 34 anos, conhecida como a “Loira do ABC”.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Em vídeo enviado à imprensa, o delegado explicou que o suspeito confessou o crime e apresentou sua versão, alegando que a morte da vítima ocorreu em legítima defesa. Segundo Francisco, ele conheceu Aline em São Paulo, onde a convidou para sua residência. Eles se encontraram diversas vezes, mas, no último encontro, ele afirmou que a mulher teria furtado cerca de R$ 4.500 de sua casa e colocado alguma substância em sua bebida, provocando seu sono prolongado.

Conforme o relato do suspeito, quando acordou, a vítima estaria com uma faca no pescoço dele, iniciando-se uma briga sobre a cama. Durante o conflito, ele segurou Aline pelo pescoço, provocando desfalecimento e consequente morte. Francisco afirmou que não tinha intenção de matá-la e que exagerou na defesa, razão pela qual decidiu ocultar o corpo concretando-o sob a cama do imóvel.

O delegado destacou ainda que a prisão só foi possível após um cerco policial que durou toda a madrugada, coordenado pelo Tenente-Coronel C. Lima, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar. Francisco vinha planejando fugir para o Sertão da Paraíba antes de ser capturado.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Atualmente, o acusado está na 17ª Delegacia Seccional de Itaporanga, onde será ouvido formalmente e aguardará encaminhamento à Justiça paulista, responsável pelo processo criminal.

Ouça abaixo a fala do delegado:

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O caso que chocou o país

O corpo de Aline Cristina de Lira foi encontrado em 8 de setembro, cerca de um mês após o desaparecimento, debaixo da cama do suspeito, em um imóvel na Rua Pedro Setti, em São Bernardo do Campo.

Durante a vistoria, policiais perceberam piso de cimento fresco no local e, após escavação, localizaram o corpo da mulher em avançado estado de decomposição.

Aline trabalhava como garota de programa e havia saído de casa em 8 de agosto para atender um cliente. Desde então, estava desaparecida.

O crime é apontado como um dos mais brutais do ABC paulista neste ano, e a prisão de Francisco Iranildo na Paraíba representa um desfecho importante nas investigações conduzidas pela Polícia Civil de São Paulo.

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 16h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 36°

Sex 35°C 22°C
Sáb 35°C 21°C
Dom 35°C 22°C
Seg 35°C 21°C
Ter 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras