A vereadora Nadir Rodrigues (Republicanos) apresentou, no último dia 19 deste mês, um projeto de lei na Câmara Municipal de Patos, propondo instituir, no calendário de eventos do município, a Semana Municipal de Conscientização e Apoio à Pessoa Pós-Bariátrica.
O projeto, em seu artigo 1º, institui a data no calendário oficial de eventos do Município de Patos, a ser comemorada anualmente na terceira semana do mês de julho, com a finalidade de fomentar o diálogo e a disseminação de informações sobre os cuidados necessários após o procedimento cirúrgico dos pacientes.
“A cirurgia bariátrica é reconhecida como um dos métodos mais eficazes para o tratamento da obesidade grave. Porém, o sucesso do procedimento depende do acompanhamento permanente e da conscientização sobre os riscos e desafios pós-operatórios. A criação desta Semana Municipal visa ampliar o acesso à informação, combater o preconceito e promover a reinserção social das pessoas bariatricadas, reforçando a importância do cuidado físico e emocional”, destacou a parlamentar na justificativa apresentada ao projeto.
O texto do projeto, em seu artigo 2º, afirma que a Semana Municipal de Conscientização e Apoio à Pessoa Pós-Bariátrica tem por objetivos:
Promover a divulgação de informações sobre o procedimento cirúrgico bariátrico, seus cuidados pré e pós-operatórios e as possíveis complicações decorrentes;
Incentivar a adoção de hábitos saudáveis e a continuidade do acompanhamento médico e psicológico após a cirurgia;
Combater o preconceito e a desinformação acerca das pessoas que passaram pelo procedimento;
Estimular o debate entre profissionais de saúde, entidades da sociedade civil e pacientes sobre políticas públicas voltadas ao bem-estar e à reintegração social das pessoas bariatricadas.
O documento isenta o município de impacto financeiro, observando as normas orçamentárias e a competência legislativa para o caso.
Confira o projeto na íntegra:
Mín. 21° Máx. 36°