Sexta, 19 de Dezembro de 2025
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Vera Cruz Topo
Banner Hmais Onco
Locais Inquérito Civil

MPPB instaura inquérito para apurar legalidade de contrato para realização do concurso público de Patos; secretário afirma que processo seguiu parâmetros legais

De acordo com o documento, o inquérito visa verificar também se foram observados os requisitos legais da dispensa licitatória e se houve algum comprometimento da lisura do processo seletivo. 

31/10/2025 às 18h00 Atualizada em 01/11/2025 às 00h41
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um Inquérito Civil para investigar possíveis irregularidades na contratação do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) pela Prefeitura Municipal de Patos, responsável pela realização do concurso público do município.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

A portaria, assinada pelo 4º Promotor de Justiça de Patos, Caio Terceiro Neto Parente Miranda, tem como objetivo apurar “supostas irregularidades no procedimento de dispensa de licitação e na contratação do Idecan”, além de investigar possíveis atos de improbidade administrativa, dano ao patrimônio público e violação de princípios constitucionais da administração pública.

De acordo com o documento, o inquérito visa verificar também se foram observados os requisitos legais da dispensa licitatória e se houve algum comprometimento da lisura do processo de seleção. 

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O contrato entre a Prefeitura e o Idecan tem valor global estimado em R$ 1,06 milhão e vigência de 12 meses a partir da assinatura.

Prefeitura diz que contratação seguiu a Lei de Licitações

Em resposta ao Patos Online, o secretário de Administração de Patos, Fracivaldo Dias, afirmou que o processo de contratação ocorreu dentro da legalidade e com base na Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações).

“É natural que o MP apure de maneira mais aprofundada a contratação de empresas para realização de concursos públicos, porém a Prefeitura Municipal de Patos adotou o que está previsto na Lei 14.133/22, principalmente no tocante à contratação direta, visto que a empresa contratada atende a todos os critérios necessários para a presente contratação.
Vale destacar que a empresa contratada já possui diversos outros contratos no mesmo formato por sua natureza jurídica”, declarou o secretário.

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz

Idecan diz que procedimento é "legal e legítimo"

Procurado, o Idecan informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que, até então, não havia tomando conhecimento por meios oficiais de nenhum procedimento administrativo instaurado. A banca afirmou que segue trabalhando normalmente até a conclusão das etapas restantes do concurso da Prefeitura Municipal de Patos e destacou que o procedimento de dispensa de licitação é legal e legítimo, sendo usado
largamente em diversos processos seletivos. 

Confira a nota na íntegra:

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) informa que não tomou conhecimento por meios oficiais de nenhum procedimento administrativo e segue trabalhando normalmente em prol da conclusão do concurso da Prefeitura Municipal de Patos, na Paraíba. Vale lembrar que a banca publicou o resultado definitivo nos últimos dias, a fim de que os aprovados sejam empossados e melhorem a qualidade do serviço público do município.

O procedimento de dispensa de licitação é legal e legítimo, sendo usado largamente em diversos processos seletivos. Com mais de 25 anos de atuação em concursos públicos em todo o Brasil, o Idecan reafirma seu compromisso com a lisura, a transparência e a equidade em todos os processos seletivos que organiza.

O concurso

O concurso público da Prefeitura de Patos foi aberto em junho de 2025 e oferece centenas de vagas distribuídas em três editais:

  • Edital 01/2025: cargos nas áreas de educação, saúde e engenharia, com vagas para professores, médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, engenheiro civil, fiscal de obras, fiscal de defesa do consumidor e topógrafo;
  • Edital 02/2025: 10 vagas imediatas para Guarda Civil Municipal, além de formação de cadastro de reserva;
  • Edital 03/2025: duas vagas para o cargo de procurador municipal.

As provas objetivas foram realizadas em 14 de setembro, e o resultado final foi divulgado na quarta-feira (29).

Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 36°

Sáb 36°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Seg 33°C 23°C
Ter 35°C 23°C
Qua 37°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras