
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um Inquérito Civil para investigar possíveis irregularidades na contratação do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) pela Prefeitura Municipal de Patos, responsável pela realização do concurso público do município.
A portaria, assinada pelo 4º Promotor de Justiça de Patos, Caio Terceiro Neto Parente Miranda, tem como objetivo apurar “supostas irregularidades no procedimento de dispensa de licitação e na contratação do Idecan”, além de investigar possíveis atos de improbidade administrativa, dano ao patrimônio público e violação de princípios constitucionais da administração pública.
De acordo com o documento, o inquérito visa verificar também se foram observados os requisitos legais da dispensa licitatória e se houve algum comprometimento da lisura do processo de seleção.

O contrato entre a Prefeitura e o Idecan tem valor global estimado em R$ 1,06 milhão e vigência de 12 meses a partir da assinatura.
Em resposta ao Patos Online, o secretário de Administração de Patos, Fracivaldo Dias, afirmou que o processo de contratação ocorreu dentro da legalidade e com base na Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações).
“É natural que o MP apure de maneira mais aprofundada a contratação de empresas para realização de concursos públicos, porém a Prefeitura Municipal de Patos adotou o que está previsto na Lei 14.133/22, principalmente no tocante à contratação direta, visto que a empresa contratada atende a todos os critérios necessários para a presente contratação.
Vale destacar que a empresa contratada já possui diversos outros contratos no mesmo formato por sua natureza jurídica”, declarou o secretário.
Procurada por e-mail, a assessoria de comunicação do Idecan não retornou o contato até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.
O concurso público da Prefeitura de Patos foi aberto em junho de 2025 e oferece centenas de vagas distribuídas em três editais:
As provas objetivas foram realizadas em 14 de setembro, e o resultado final foi divulgado na quarta-feira (29).
Patos Online
Juventude Prefeitura de Patos lança “Juventude Empreendedora – Imersão no Empreendedorismo” com três dias de aprendizado e prática para jovens
Nova sede Nabor destaca importância da Justiça para a sociedade em lançamento da Pedra Fundamental da nova sede da JFPB em Patos
Em Patos Diretores se reúnem e convocam sócios para pagamento da terceira parcela referente à venda do Patos Tênis Clube
Bom desempenho Patos registra saldo positivo de quase mil empregos formais até setembro, e desempenho supera todo o ano de 2024
PODPATOS PodPatos Podcast recebe nesta sexta (31) Geraldo Carlos Ferreira Filho, o Geraldinho
Depoimento Vereador patoense, nascido no Rio de Janeiro, parabeniza ação do governo carioca contra o crime organizado
Nova sede Justiça Federal lança pedra fundamental da nova sede em Patos; previsão de entrega é para 2027
Envenenamento Moradora denuncia envenenamento de gatos no bairro Liberdade, em Patos
Preservação Secretário de Meio Ambiente de Patos esclarece análise ambiental e situação das árvores no leito do rio Espinharas Mín. 22° Máx. 37°