
O Corinthians segue embalado no Campeonato Brasileiro! Neste domingo (2), na Neo Química Arena, o Timão venceu o Grêmio por 2 a 0 e engatou a terceira vitória consecutiva, entrando na briga por vaga na CONMEBOL Libertadores nesta reta final de temporada.
Gustavo Henrique, de cabeça, aproveitou falha de Tiago Volpi para abrir o placar, e Memphis Depay definiu, de pênalti, pondo fim ao maior jejum com a camisa corintiana, que vinha desde 30 de julho, com nove jogos sem marcar.
Foi a primeira vez que o Corinthians chegou a três vitórias seguidas no Brasileirão, subindo para o 9º lugar, com 42 pontos, ultrapassando o rival São Paulo e abrindo três pontos de vantagem sobre o Grêmio, que estacionou em 39 pontos, na 11ª posição.
Antes de bater o Grêmio, neste domingo, o Timão havia vencido, em sequência, Atlético-MG e Vitória, ambos por 1 a 0.
Com a sequência positiva, o time de Dorival Júnior afasta quase que totalmente o risco de rebaixamento e, de quebra, se coloca com mais propriedade na luta por uma vaga na fase prévia da Libertadores, para festa da maioria dos 42.081 presentes na Neo Química Arena.
A final brasileira entre Palmeiras e Flamengo na principal competição continental abriu caminho para o G-7, a disputa pela Copa do Brasil pode transformar a briga em G-8 e um eventual título do Galo na Sul-Americana pode abrir até um G-9 no Campeonato Brasileiro.
Já o Grêmio, além de perder confronto direto nessa possível luta por Libertadores, caminha para um fim de temporada sem grandes ambições, no meio de tabela.
Sempre perigoso pelo alto e com mais volume no jogo, o Corinthians tomou a iniciativa e começou a construir a vitória cedo em Itaquera.
Aos 15 minutos, Rodrigo Garro fez grande jogada, encontrou Yuri Alberto em profundidade por cima e o camisa 9 cabeceou, obrigando Tiago Volpi a fazer uma defesaça.
Logo na sequência, porém, Garro cobrou o escanteio, Volpi 'caçou borboleta' com falha gravíssima na saída e Gustavo Henrique cabeceou na segunda trave para fazer 1 a 0 no gol vazio.
Atrás no placar, o Imortal tentou reagir, mas não teve muitas grandes chances. Uma boa oportunidade veio logo aos 20, quando o lateral Marlon recebeu com liberdade na esquerda e bateu firme, para uma defesa segura de Hugo Souza, recuperado e de volta à meta corintiana.
Amuzu, agressivo e vertical, foi um dos que mais criou no Tricolor, também obrigando Hugo a trabalhar no jogo.
Ainda na etapa inicial, Memphis Depay teve sua grande oportunidade após bom passe de Matheus Bidu. Por dentro, livre, o holandês colocou no canto, mas parou na trave, já com Volpi rendido na jogada.
Nos últimos suspiros do primeiro tempo, o Timão chegou a reclamar de pênalti após toque de mão da zaga gremista na área, mas a arbitragem mandou seguir, por entender que o toque foi acidental e sem tempo para tirar a mão, já que o chute foi de muito perto na mão.
O time de Mano Menezes tentou mudar a postura nos últimos 45 minutos finais e pressionar em busca de um empate, mas o Corinthians se mostrou seguro.
Aos 11 minutos, Alysson recebeu de Arthur, ajeitou para a canhota e bateu colocado, mas tirou muito de Hugo e perdeu a chance. Na metade do segundo tempo, o Grêmio colocou Cristaldo e Pavón, tentando mexer no time do meio para o ataque. Já era tarde. Com a vantagem no placar, os donos da casa conseguiram controlar e sofrer pouco.
Aos 32, já caminhando para um momento de tentativa de 'abafa' gremista, o Corinthians matou o jogo, de pênalti, com Memphis. O próprio holandês viu chute parar em toque claro na mão de Dodi e bateu firme, deslocando Volpi e decretando o 2 a 0.
Nos acréscimos, Arthur aproveitou sobra e arriscou uma 'bomba' de fora da área, levando perigo, mas chutando para fora. Na sequência, na última gota de esperança dos gaúchos, André Henrique cabeceou no travessão após subir livre na área.
Além de vencer pela terceira vez seguida, foi também o terceiro jogo sem ser vazado do Timão.
Corinthians: 9º colocado, com 42 pontos
Grêmio: 11º colocado, com 39 pontos
Red Bull Bragantino (F) - 05/11, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Ceará (C) - 09/11, 16h (de Brasília) - Brasileirão
São Paulo (C) - A definir - Brasileirão
Cruzeiro (C) - 05/11, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Fortaleza (F) - 09/11, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
Vasco (C) - A definir - Brasileirão
Fonte: ESPN
Brasileirão São Paulo 'freia' embalo do Vasco com Diniz, dá fim a jejum em São Januário e vence confronto direto por Libertadores
Brasileirão Palmeiras poupa titulares após virada histórica, vence o Juventude fora de casa com Carlos Miguel decisivo e retoma liderança do Brasileirão
Brasileirão Em jogo polêmico, Internacional e Atlético-MG empatam e seguem mal no Brasileirão
Brasileirão Na volta de Everton Ribeiro, Bahia bate o Bragantino de virada pelo Brasileirão
Brasileirão Ceará bate o Fluminense no Castelão e se reencontra com as vitórias do Brasileirão
Brasileirão Bruno Henrique faz dois, Flamengo vence o Sport, 'dorme' na liderança do Brasileirão e pressiona Palmeiras
Brasileirão Mirassol e Botafogo não saem do zero em duelo direto por vaga na Libertadores
Brasileirão Cruzeiro bate Vitória com dois de Kaio Jorge e segue na briga pelo título contra Palmeiras e Flamengo
Brasileirão Na volta de Neymar, Santos sai atrás, mas arranca empate contra o Fortaleza na luta contra o Z-4 do Brasileirão Mín. 22° Máx. 36°