
A cidade de Patos voltou a justificar o título de “Morada do Sol” nesta quarta-feira, 5 de novembro, quando os termômetros chegaram à marca de 40°C, segundo dados do serviço de meteorologia Climatempo. A sensação térmica, no entanto, ultrapassou essa temperatura, tornando o calor ainda mais intenso para os moradores da Capital do Sertão.

Além das altas temperaturas, o nível de umidade relativa do ar caiu para 18%, índice considerado crítico e comparável ao encontrado em regiões desérticas como o Saara. O valor está muito abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%.

Com a baixa umidade, médicos e autoridades de saúde reforçam os cuidados necessários para evitar problemas respiratórios e de desidratação. Entre as orientações estão ingerir bastante água, evitar exposição direta ao sol nos horários mais quentes, usar protetor solar e acessórios de proteção, como bonés e chapéus.
De acordo com o Climatempo, o calor extremo deve continuar nos próximos dias, com temperaturas variando entre 38°C e 40°C, o que exige atenção redobrada, principalmente de crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Com o clima severo e a escassez de chuvas na região, especialistas também alertam para o risco de incêndios florestais e agravamento da crise hídrica, que já afeta reservatórios como a Barragem da Farinha, responsável pelo abastecimento da cidade.
Por Patos Online
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°