
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária híbrida, nesta quarta-feira (05), sob a presidência do conselheiro André Carlo Torres Pontes, vice-presidente - em virtude de viagem institucional do presidente Fábio Nogueira, julgou regulares as contas das prefeituras de Salgadinho e Condado, já do exercício de 2024. Também as de Monte Horebe, Teixeira e Dona Inês, relativas a 2023, e as de Sapé, remanescentes de 2021.
O Tribunal Pleno não tomou conhecimento da Consulta formulada pela Conde Previdência, acerca da possibilidade de contratação de servidores temporários para a realização de serviços de atividades inerentes à compensação previdenciária no município do Conde. Entendeu o relator, conselheiro Arnóbio Viana, que a atividade em questão é finalística e não pode ser exercida por meio de serviços prestados. As contratações temporárias devem atender à excepcionalidade, conforme os requisitos previstos em Lei. No caso, a gestão poderia capacitar servidores ou realizar o devido concurso público (proc. nº 04968/22).
Seguindo o voto do relator, conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo, a Corte decidiu pelo conhecimento da Consulta formulada pela Câmara Municipal de Sousa, a respeito da possibilidade de contratação de pessoa jurídica, visando à compensação administrativa de tributos federais e alguns procedimentos operacionais relacionados. O Colegiado entendeu que a demanda deve ser exercida pelos órgãos jurídicos da Administração. Não havendo, o procedimento deverá atender ao Parecer Normativo do TCE sobre a matéria (proc. nº 07544/24).
Recurso – A Corte de Contas deu provimento ao recurso interposto pelo ex-secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, em face do Acórdão APL-TC-00202/25, emitido em decorrência do julgamento de inexigibilidade de licitação para aquisição de diários da educação em módulos destinados a orientações ao planejamento pedagógico anual, tendo como interessado o ex-secretário Executivo José Arthur Viana Teixeira.
No entendimento do relator, conselheiro André Carlo Torres Pontes, o gestor foi responsabilizado por um débito de forma solidária, em relação à decisão, no entanto, não havia sido notificado para defesa no trâmite processual, o que poderá acarretar em nulidade do procedimento, com base nos princípios do contraditório e da ampla de defesa (proc. TC-20748/17). O Colegiado decidiu que o processo deverá retornar à Auditoria para que seja procedida a devida notificação para defesa no prazo estabelecido pela Lei Orgânica do TCE.
Pós-Graduação – O conselheiro André Carlos Torres ainda deu boas vindas aos alunos do Curso de Pós-Graduação em Direito, Licitações e Contratos Públicos e MBA em Direito Administrativo, Direito Municipal e Gestão Pública, que em visita técnica ao TCE, no Plenário, assistiram ao julgamento o processo de prestação de contas do município de Monte Horebe. O relator foi o conselheiro Nominando Diniz, que analisou o processo de forma pedagógica, explicando aos visitantes o funcionamento da Corte de Contas na apreciação das contas públicas.
Composição - O Tribunal de Contas realizou sua 2518ª sessão ordinária remota e presencial. Além do presidente, estiveram presentes para a composição do quórum os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Nominando Diniz, Antônio Gomes Vieira Filho e Alanna Camilla Santos Galdino Vieira. Também os conselheiros substitutos Marcus Vinícius Carvalho Farias e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pela procuradora geral Elvira Samara Pereira de Oliveira, em sua primeira participação no Pleno, após ser empossada na última segunda-feira (03).
Ascom/TCE-PB
Evento Joaquim do Clarinete é homenageado no Encontro de Filarmônicas e Fanfarras
Preocupação Moradores da zona rural de Malta cobram substituição de poste de iluminação danificado
Retiro de Carnaval Retiro de Carnaval de Pombal inicia contagem regressiva para celebrar 41 anos de fé e transformação
Aprovação de contas Prefeitura de São Mamede tem contas de 2023 aprovadas pelo TCE-PB
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Cacimba de Areia celebra 64 anos de Emancipação Política com programação especial de três dias
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Ação Solidária Catingueira distribui kits de enxoval a gestantes e encerra atividades de 2025
Adutora do Pajeú Redenção das águas: Teixeira inaugura Adutora do Pajeú e vive dia histórico após décadas de espera
EDUCAÇÃO Escola Senador Humberto Lucena realiza colação de grau do 9º ano em São José do Bonfim Mín. 23° Máx. 37°