A equipe de jornalismo da Rádio Espinharas FM conversou com o cardiologista Dr. Jeann Santiago sobre a nova diretriz brasileira de hipertensão, divulgada durante o Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado recentemente em São Paulo.
Segundo o especialista, as novas recomendações geraram polêmica por reduzirem os valores de referência para a pressão arterial considerada normal.
“Antigamente, toda a população conhecia como uma pressão normal o 12 por 8. Hoje, ele considera uma pressão normal menor que 12 por 8”, explicou o médico.
De acordo com Dr. Jean, os estudos mais recentes mostram que níveis menores de pressão arterial trazem benefícios à saúde cardiovascular, desde que o paciente não apresente sintomas de mal-estar.
“Pressão baixa é bom, desde que o paciente não esteja sentindo nada. Uma pressão menor que 12 por 8 é o ideal, segundo os principais estudos internacionais sobre o tema”, afirmou.
Com a atualização, o tradicional “12 por 8”, antes visto como o padrão da normalidade, passa a ser classificado como pré-hipertensão.
“A pressão 12 por 8 é hoje chamada de pré-hipertensão, mas o paciente ainda não é considerado hipertenso. A medida para hipertensão é considerada acima de 14 por 9”, esclareceu o cardiologista.
Dr. Jean alerta que pessoas com pressão entre 12 por 8 e 14 por 9 devem redobrar a atenção com os hábitos de vida, pois estão em uma faixa de risco.
“Nesse intervalo, o paciente não está super normal, mas também ainda não é hipertenso. Se não cuidar, modificar o estilo de vida ou iniciar um acompanhamento adequado, pode evoluir com pressão alta no futuro”, pontuou.










