
A Paraíba terá 142.050 inscritos aptos para as provas do Enem 2025, que começam neste domingo (9). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revelam um crescimento de 10,6% em relação a 2024, quando o estado registrou 128.376 participantes.
Entre os inscritos, as mulheres continuam sendo maioria, representando 58,28% (82.787 candidatas). Os homens somam 41,72% (59.263 inscritos).
Uma das novidades deste ano foi a inscrição automática pré-preenchida para estudantes concluintes do ensino médio da rede pública. Na Paraíba, 35.123 alunos foram inseridos automaticamente no sistema, dos quais 30.357 confirmaram participação, equivalente a 86,43%.
Outro destaque é a quantidade de inscritos isentos da taxa de participação: 101.302 candidatos, o que corresponde a 71,31% do total. Outros 40.748 paraibanos pagaram para realizar o exame.
O cronograma segue o horário de Brasília. Veja como será a aplicação:
Neste domingo (9), os estudantes enfrentam uma maratona de 90 questões, além da redação:
Em todo o país, o Enem 2025 contabiliza 4,8 milhões de inscrições confirmadas, um aumento de 11,22% em relação à edição passada. Desse total:
A inscrição pré-preenchida teve abrangência nacional: 1,9 milhão de concluintes foram cadastrados automaticamente, dos quais 1,34 milhão confirmaram participação (72,6%).
Do total de inscritos no país, 3 milhões foram isentos da taxa e 1,7 milhão efetuaram o pagamento.
O Enem 2025 será novamente o principal caminho para o ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB
AÇÃO SOCIAL Prefeita de Malta, Ana Peixoto, participa da entrega de mais de 1.300 ovos de Páscoa para alunos da rede municipal
Neste dia 29/3 Curso de Administração da UEPB em Patos completa 20 anos de criação neste domingo (29)
IFPB Professor do IFPB coloca nome à disposição para reitoria do futuro IEF Sertão da Paraíba
Educação Ambiental São José do Bonfim recebe o reconhecimento e passa a fazer parte do Projeto Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente
Limpeza Denúncia aponta sobrecarga e falta de funcionários na limpeza em escola da rede estadual, em São José do Bonfim
Selo Ouro Teixeira recebe Selo Ouro de compromisso com a alfabetização
EDUCAÇÃO Prefeita Joana Sabino recebe Selo Ouro da Educação em Brasília
EDUCAÇÃO SUPERIOR Curso de Direito Unifip é o que mais aprova na OAB no Sertão e se destaca pela formação completa
EDUCAÇÃO EMEIF Pedro Soares de Almeida conquista prêmio estadual e se destaca entre as melhores escolas da Paraíba Mín. 23° Máx. 31°