Quarta, 12 de Novembro de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Policial Transferência

Chefões do CV são levados para o mesmo presídio de Beira-Mar

Apesar de estarem no mesmo presídio, os criminosos não terão contato com Beira-Mar nem entre si

12/11/2025 às 17h12
Por: Felipe Vilar Fonte: Mirelle Pinheiro/Metrópoles
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Sete chefes do Comando Vermelho (CV) começaram a ser transferidos nesta quarta-feira (12/11) para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, a mesma unidade em que cumpre pena Fernandinho Beira-Mar, principal liderança da facção e primeiro preso a ocupar o sistema penitenciário federal, em 2006.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Apesar de estarem no mesmo presídio, os criminosos não terão contato com Beira-Mar nem entre si, segundo fontes do Ministério da Justiça e da Polícia Penal Federal, responsáveis pela operação de escolta.

O isolamento é uma das principais medidas do sistema federal para impedir a comunicação entre lideranças e suas bases no crime organizado.

A transferência

A operação foi coordenada pela Polícia Penal Federal, que se deslocou ao Rio de Janeiro para conduzir os detentos sob rigoroso esquema de segurança.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Os sete integrantes da cúpula do Comando Vermelho estavam presos em Bangu 1, no Complexo de Gericinó, e foram levados até a Base Aérea do Galeão, de onde embarcaram rumo ao Paraná.

A medida foi determinada pelo juiz Rafael Estrela Nóbrega, titular da Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), após pedido do Ministério da Justiça e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-RJ).

Segundo o magistrado, a decisão tem como objetivo preservar a segurança pública e restabelecer o controle do sistema prisional fluminense, ameaçado pela articulação do crime dentro das cadeias.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

“É dever deste juízo preservar o interesse coletivo sobre o individual, especialmente diante de risco real de reincidência e coordenação de práticas criminosas a partir do cárcere”, escreveu o juiz em sua decisão.

Quem são os transferidos

Os sete criminosos enviados para o presídio federal de Catanduvas são apontados como lideranças ativas da facção e responsáveis pela comunicação entre as comunidades e a cúpula do tráfico no Rio:

  • Arnaldo da Silva Dias, o Naldinho — administrador da “caixinha” (fundo financeiro) do CV, com base em Resende;
  • Carlos Vinícius Lírio da Silva, o Cabeça do Sabão — atua na comunidade do Sabão, em Niterói;
  • Eliezer Miranda Joaquim, o Criam — chefe da facção na Baixada Fluminense;
  • Fabrício de Melo de Jesus, o Bicinho — de Volta Redonda, membro da comissão da facção;
  • Marco Antônio Pereira Firmino da Silva, o My Thor — liderança no Morro Santo Amaro, Zona Sul do Rio;
  • Alexander de Jesus Carlos, o Choque (ou Coroa) — ligado ao Complexo do Alemão;
  • Roberto de Souza Brito, o Irmão Metralha — também do Complexo do Alemão.

Outros nomes ainda sob análise

A Justiça do Rio ainda avalia a situação de outros três presos citados pela Secretaria da Polícia Civil:

Wagner Teixeira Carlos, Leonardo Farinazzo Pampuri (Léo Barrão) e o cabo da Marinha Riam Maurício Tavares Mota, preso em 2023 pela Polícia Federal dentro de um quartel em Niterói.

Riam é acusado de operar drones a serviço do Comando Vermelho, criando dispositivos capazes de acoplar granadas e explosivos para ataques contra facções rivais e forças de segurança.

O caso dele segue em tramitação na Justiça Militar e no juízo de organizações criminosas.

Por que vão para Catanduvas

A decisão de enviar todos os líderes inicialmente para Catanduvas foi estratégica.

Fontes do Ministério da Justiça informaram que, após discussões internas, o governo optou por centralizar a primeira fase da custódia na mesma penitenciária.

A médio e longo prazo, o Plano de Rodízio Federal prevê que os detentos em geral, do Comando Vermelho, não necessariamente os sete, sejam redistribuídos entre as demais quatro unidades do sistema federal: Brasília (DF), Porto Velho (RO), Mossoró (RN) e Campo Grande (MS).

Essa rotatividade é usada para quebrar laços e reorganizações internas das facções criminosas.

Operação Contenção

A decisão de transferência veio na esteira da Operação Contenção, que resultou na morte de 121 pessoas durante ações policiais no estado – entre elas, dois policiais civis e dois militares do Bope.

A operação revelou planos de ataque e comunicação entre líderes presos e criminosos em liberdade, o que reforçou a necessidade de isolamento total das lideranças.

Fonte: Mirelle Pinho/Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 19h01 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 35°

Qui 36°C 21°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 36°C 22°C
Dom 36°C 21°C
Seg 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras