
Um morador denunciou ao Patos Online o descarte irregular de lixo em uma área localizada após o Posto Master Gás e a Energisa, nas proximidades da BR-230, em Patos. Segundo o relato, o local vem sendo utilizado há bastante tempo para o despejo de materiais que aparentam ser resíduos de confecção de calçados ou sapatarias, o que tem causado degradação ambiental.
“Não sei ao certo o tipo, mas me parece restos de material usado em sapataria ou confecção de calçados. Já faz muito tempo que esse local vem sendo usado como descarte ilegal. Isso causa prejuízos à natureza, porque o material demora anos para se decompor”, relatou o denunciante.
Procurado pelo Patos Online, o secretário de Meio Ambiente de Patos informou que, até o momento, não havia recebido denúncia formal sobre o caso, mas que o assunto será encaminhado à equipe de fiscalização da pasta.
O secretário destacou que o setor de fiscalização atua continuamente no combate a crimes ambientais, mas ressaltou que nem sempre é possível flagrar as infrações no momento em que ocorrem, sendo essencial o apoio da população.
A Secretaria de Meio Ambiente informou ainda que qualquer cidadão pode colaborar com informações por meio dos canais oficiais de denúncia, disponíveis via WhatsApp ou e-mail institucional.
Confira:
Até o momento, não tive conhecimento de nenhuma denúncia relacionada a esse caso. É possível que a pessoa que entrou em contato com você tenha protocolado a denúncia recentemente, e ela ainda esteja em trâmite no setor de protocolo. De toda forma, encaminharei a informação à equipe de fiscalização e aos demais órgãos competentes da Prefeitura Municipal de Patos (PMP) para as devidas verificações.
A Secretaria de Meio Ambiente tem intensificado a cobrança pelo cumprimento das exigências legais e pelo licenciamento ambiental em diversos setores da economia. Nesse contexto, são exigidas medidas de adequação, como o descarte correto de resíduos e materiais.
O setor de fiscalização ambiental atua de forma contínua no combate a crimes ambientais, como o mencionado. No entanto, nem sempre é possível flagrar as infrações no momento em que ocorrem. Por isso, é fundamental a colaboração da população para que os responsáveis possam ser identificados e responsabilizados conforme a legislação.
Reforçamos que as denúncias devem, sempre que possível, ser acompanhadas de imagens, vídeos ou qualquer outro material que auxilie na identificação do infrator.
Qualquer pessoa que possua informações sobre o caso pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente por meio do WhatsApp ou pelo e-mail institucional.
Por Patos Online
ExpoPatos Patos sedia a 1ª ExpoPatos - Exposição Agronegócios do Sertão e Região
Judô em Patos Atleta patoense Paulo Neto inaugura projeto social neste sábado (15) com aulas gratuitas para crianças no bairro Bivar Olinto
Festa Religiosa Comunidade celebra festa de Santa Gertrudes com programação religiosa e cultural em Patos
UNIFIP Unifip promove o III Simpósio Internacional dos Direitos Humanos, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Transição Energética e Tecnologias Sociais
Situação vulnerável Família que vive em barraco nas imediações da Alça teme perder moradia durante obras da Prefeitura; secretária de Desenvolvimento Social explica situação
Ação humanitária Diocese de Patos realiza neste domingo (16) o Dia Mundial dos Pobres com ações sociais e celebrações religiosas Mín. 21° Máx. 36°