
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, se reuniu na tarde desta quinta-feira (13), em seu gabinete, com os secretários Júnior Bomfim (Infraestrutura) e Francivaldo Dias (Administração), representantes do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar — capitão Aurélio e aspirante Raíssa — e da FullTec Engenharia, para tratar das adequações exigidas pelas normas de segurança e acessibilidade no Teatro Municipal de Patos, que está em fase de conclusão.
O encontro discutiu o cumprimento das Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros e das normas da ABNT NBR 9077 (Saídas de Emergência) e NBR 9050 (Acessibilidade), que definem critérios de rotas de fuga, rampas e acessos. A atualização das normas, posteriores ao projeto original de 2012, tornou necessária a revisão do planejamento da obra, especialmente após as mudanças legais ocorridas depois da tragédia da Boate Kiss, em 2013.
Uma das medidas já em andamento é a demolição da rampa localizada na fachada do prédio, que será substituída por um novo acesso, em conformidade com as exigências técnicas e de evacuação.
O capitão Aurélio, do Corpo de Bombeiros, explicou que as mudanças implicam na reformulação do projeto de combate a incêndio, para garantir a segurança dos futuros usuários do espaço.
“Ficou decidido que haverá uma modificação na fachada da edificação e, a partir disso, será refeito o projeto de combate a incêndio, definindo todos os locais dos equipamentos preventivos. Após análise e aprovação, realizaremos a vistoria para testar cada item e liberar o teatro para o uso seguro”, afirmou.
O engenheiro Nil Santana, da FullTec Engenharia, responsável pela nova adequação, destacou que o projeto foi redesenhado para ampliar o conforto, a acessibilidade e a segurança do público.
“O novo projeto inclui o avanço da fachada, duas escadas adicionais, elevadores de acessibilidade, novos acessos ao público e um paisagismo renovado. Também estamos executando a climatização, adequações internas e ajustes finais na infraestrutura”, detalhou.
O prefeito Nabor Wanderley reforçou que as atualizações são essenciais para adequar a obra às normas atuais e entregar um equipamento cultural moderno e seguro.
“As novas exigências de evacuação e acessibilidade fizeram com que fosse necessário refazer o projeto. Vamos construir uma nova fachada, com escadas paralelas, elevadores e saídas de emergência adequadas. Queremos entregar à população um teatro moderno, bonito e à altura da importância cultural de Patos”, declarou.
O gestor também ressaltou a parceria com o Governo do Estado, por meio de convênio firmado com o governador João Azevêdo, além dos investimentos com recursos próprios do município, que garantem a continuidade da obra.
“Estamos trabalhando para concluir o teatro o mais rápido possível, para que nossa cidade tenha um espaço digno para espetáculos, peças, shows e manifestações culturais”, finalizou o prefeito.

Secom – Prefeitura de Patos
Nova cirurgia Jornalista Marcos Oliveira será submetido a novo procedimento cirúrgico em Campina Grande
Carnaval 2026 Prefeitura de Patos e Liga dos Blocos anunciam programação do Carnaval de Patos 2026. Confira!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Campanha solidária Família de garoto patoense de 12 anos com leucemia pede ajuda para garantir tratamento adequado
VAGAS DE EMPREGO Patos lidera oferta de vagas do Sine-PB em fevereiro com 172 oportunidades de emprego
Carnaval 2026 Programação do Carnaval 2026 de Patos será anunciada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro
Problemática Falta de pressão e ausência no abastecimento de água causam transtornos e revolta moradora em Patos
Sinalização STTRANS inicia trabalho de revitalização de sinalização das lombadas e reforça segurança no trânsito de Patos
Luto! Cajazeirense morre aos 37 anos vítima de câncer de mama, em Patos Mín. 22° Máx. 38°