
A edição do Diário Oficial do Município de Patos desta quinta-feira (27) trouxe importantes mudanças promovidas pelo prefeito Nabor Wanderley na estrutura da Secretaria Executiva de Relações Institucionais, com reflexos diretos na composição da Câmara Municipal.
De acordo com a publicação, a vereadora Marilúcia de Lira Souza, mais conhecida como Lúcia de Chica Motta (Republicanos), foi nomeada como nova secretária executiva da pasta, vinculada à Secretaria Municipal de Articulação Política, que tem como titular Marco César. Com a nomeação, ela se afasta temporariamente do Legislativo.

O então secretário da pasta, Sávio Salvador, passa a ocupar o cargo de secretário adjunto de Cultura, Turismo e Esporte, com lotação na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes. A mudança também foi oficializada na mesma edição do Diário Oficial.

Com a saída de Lúcia Motta da Câmara, quem assume uma cadeira na Casa Juvenal Lúcio de Sousa é a médica Perla Gadelha, segunda suplente do Republicanos, que obteve 949 votos nas eleições de 2024. A posse deve ocorrer ainda na sessão ordinária desta quinta-feira, às 18h.
A movimentação faz parte do rodízio político que o Republicanos vem adotando na atual legislatura. Anteriormente, o primeiro suplente, Galeguinho da Van, já havia assumido uma vaga quando o vereador Sales Júnior foi nomeado chefe de Gabinete da Prefeitura. O terceiro suplente, Ferré Maxixe, atualmente ocupa cargo no Executivo municipal.
Em outubro, o vereador Décio Motos (Republicanos) chegou a protocolar na Câmara um pedido de licença de 120 dias, sem remuneração, para tratar de interesse particular. Na época, a vaga também seria ocupada por Perla Gadelha, mas segundo o parecer jurícido, o pedido não gerava vacância do cargo.
Este é o quarto afastamento de parlamentar nesta legislatura que resulta na posse de suplentes. Antes disso, o vereador Willami Lucena (PSB) deixou a Câmara para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, dando lugar à suplente Nega Fofa. Já no início de outubro, o segundo suplente do PSB, Samuel Lima, também assumiu uma vaga no lugar do vereador Marco César, secretário de Articulação Política.
Atualmente, a base do prefeito Nabor Wanderley conta com oito vereadores filiados ao Republicanos, número que deve subir para nove com a anunciada filiação do líder do governo, vereador Maikon Minervino. O PSB segue com três parlamentares na Casa.
Por Patos Online
Eleições 2026 Hugo Motta lidera intenção de voto para Câmara Federal em Patos, aponta pesquisa DataDucks/Patos Online
Corrida Prefeitura de Salgadinho realiza Corrida Novembro Azul no Distrito São José da Batalha
Final de Campeonato São José do Bonfim encerra campeonato com celebração marcada por emoção e gratidão
PatosPrev Câmara de Patos aprova projeto do Executivo para parcelamento de dívidas do PatosPrev
Licitação Prefeitura de Patos abre licitação de R$ 650 mil para compra e instalação de elevadores no Teatro Municipal
Determinação Presidente da Câmara, Hugo Motta, proíbe votos remotos de deputados que estiverem no exterior após caso Ramagem
Artistas da terra Projeto “Canta Patos”, de autoria do vereador Samuel Pinto, é aprovado na Câmara Municipal
Isenção do IR Lula sanciona isenção do Imposto de Renda para até R$ 5 mil e medida já passa a valer em 2026
Eleições 2026 Lucas Ribeiro aparece em primeiro lugar e tem a menor rejeição na preferência do eleitorado patoense, em levantamento DataDucks/Patos Online Mín. 23° Máx. 37°