
O presidente da Colônia de Pescadores Z-40, em Patos, Itamar Targino, disse à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas de Patos, que o seguro-defeso dos pescadores que sobrevivem profissionalmente da atividade se estende até o mês de fevereiro.
Itamar mostrou preocupação com a situação hídrica da Barragem da Farinha e explicou que a colônia tem orientado os pescadores da região a respeitar o tempo de reprodução dos cardumes, uma vez que o seguro-defeso é um benefício social voltado para pescadores artesanais e que proíbe a pesca durante o período, para assegurar o peixamento dos mananciais no ano seguinte.
“Todo ano a gente faz o trabalho de orientação para os pescadores, no período do defeso, em que a pesca fica restrita, e passa isso para a população. Agora, o grande problema que está acontecendo hoje é a situação da Barragem da Farinha: a Cagepa ainda está puxando a água e, infelizmente, vai morrer muito peixe”, disse o representante dos pescadores.
Ele afirmou que o cenário atual pode acarretar uma grande mortandade de peixes e enfatizou a necessidade de recarga já nos primeiros dias de 2026, para evitar que aconteça o colapso total do manancial e a morte dos peixes. Ouça:
Nova cirurgia Jornalista Marcos Oliveira será submetido a novo procedimento cirúrgico em Campina Grande
Carnaval 2026 Prefeitura de Patos e Liga dos Blocos anunciam programação do Carnaval de Patos 2026. Confira!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Campanha solidária Família de garoto patoense de 12 anos com leucemia pede ajuda para garantir tratamento adequado
VAGAS DE EMPREGO Patos lidera oferta de vagas do Sine-PB em fevereiro com 172 oportunidades de emprego
Carnaval 2026 Programação do Carnaval 2026 de Patos será anunciada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro
Problemática Falta de pressão e ausência no abastecimento de água causam transtornos e revolta moradora em Patos
Sinalização STTRANS inicia trabalho de revitalização de sinalização das lombadas e reforça segurança no trânsito de Patos
Luto! Cajazeirense morre aos 37 anos vítima de câncer de mama, em Patos Mín. 22° Máx. 38°