Quinta, 11 de Dezembro de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Policial NOTA OFICIAL

Seap confirma tumulto entre presos no Presídio Romero Nóbrega, em Patos, e afima que situação foi controlada; comandante do 3º BPM detalha ocorrência

Confronto envolveu facções, houve princípio de incêndio e 16 atendimentos médicos, com 4 apenados socorridos; situação foi controlada, segundo autoridades

10/12/2025 às 11h02 Atualizada em 10/12/2025 às 18h04
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP-PB) divulgou, na manhã desta quarta-feira (10), uma nota oficial confirmando o tumulto registrado entre detentos de dois pavilhões durante o banho de sol na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, em Patos, no Sertão paraibano.

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz

De acordo com a SEAP, a situação foi rapidamente controlada por policiais penais, com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba. Os presos envolvidos no confronto já estão contidos no pátio da unidade prisional.

Ainda segundo a nota, o secretário João Alves manteve contato direto com o diretor do presídio, Wescley de Lira Mota, e com o coronel Douglas Ferreira, comandante do Comando de Policiamento Regional 2 (CPR II), adotando todas as providências necessárias para conter e solucionar o incidente.

Ainda conforme a Secretaria, alguns presos ficaram feridos, mas todos receberam atendimento médico. Como reforço na segurança, equipes especializadas da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e da Força Tática Penitenciária (FTPEN), vindas de Campina Grande, foram deslocadas para Patos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Confira a nota na íntegra:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Seapgovpb (@seapgovpb)

 

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Comandante do 3º BPM detalha ocorrência

Em áudio divulgado à imprensa, o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Esaú, informou que o tumulto envolveu integrantes de uma facção criminosa que ocupavam pavimentos diferentes da unidade.

Segundo ele, presos do pavimento superior entraram em conflito com detentos do pavimento inferior durante o banho de sol, mas a situação foi rapidamente contida pelos agentes penitenciários, com apoio da Polícia Militar.

Durante a confusão, ainda de acordo com o comandante, houve um princípio de incêndio, quando detentos atearam fogo em colchões, mas o Corpo de Bombeiros conseguiu debelar rapidamente as chamas. O SAMU também foi acionado, realizando o socorro de quatro apenados com escoriações leves e o atendimento de outras 12 pessoas que apresentaram inalação de fumaça ou ferimentos superficiais.

O Tenente-Coronel Esaú informou ainda que equipes do GPOE e da tropa de choque estão no interior da unidade, acompanhadas pela direção do presídio e pela OAB, realizando o rescaldo da operação. Ele ressaltou que não houve feridos graves nem risco de morte entre os detentos e que a situação segue em fase final de normalização.

Ouça mais detalhes abaixo:


Tenente-Coronel Esaú Lucena

 

A SEAP reforçou que o presídio segue sob controle, com as medidas de segurança intensificadas.

Veja abaixo as imagens do tumulto:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Patos Online (@patosonline)

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 23h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sex 38°C 24°C
Sáb 37°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 23°C
Ter °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras