
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP-PB) divulgou, na manhã desta quarta-feira (10), uma nota oficial confirmando o tumulto registrado entre detentos de dois pavilhões durante o banho de sol na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, em Patos, no Sertão paraibano.
De acordo com a SEAP, a situação foi rapidamente controlada por policiais penais, com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba. Os presos envolvidos no confronto já estão contidos no pátio da unidade prisional.
Ainda segundo a nota, o secretário João Alves manteve contato direto com o diretor do presídio, Wescley de Lira Mota, e com o coronel Douglas Ferreira, comandante do Comando de Policiamento Regional 2 (CPR II), adotando todas as providências necessárias para conter e solucionar o incidente.
Ainda conforme a Secretaria, alguns presos ficaram feridos, mas todos receberam atendimento médico. Como reforço na segurança, equipes especializadas da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e da Força Tática Penitenciária (FTPEN), vindas de Campina Grande, foram deslocadas para Patos.
Confira a nota na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
Em áudio divulgado à imprensa, o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Esaú, informou que o tumulto envolveu integrantes de uma facção criminosa que ocupavam pavimentos diferentes da unidade.
Segundo ele, presos do pavimento superior entraram em conflito com detentos do pavimento inferior durante o banho de sol, mas a situação foi rapidamente contida pelos agentes penitenciários, com apoio da Polícia Militar.
Durante a confusão, ainda de acordo com o comandante, houve um princípio de incêndio, quando detentos atearam fogo em colchões, mas o Corpo de Bombeiros conseguiu debelar rapidamente as chamas. O SAMU também foi acionado, realizando o socorro de quatro apenados com escoriações leves e o atendimento de outras 12 pessoas que apresentaram inalação de fumaça ou ferimentos superficiais.
O Tenente-Coronel Esaú informou ainda que equipes do GPOE e da tropa de choque estão no interior da unidade, acompanhadas pela direção do presídio e pela OAB, realizando o rescaldo da operação. Ele ressaltou que não houve feridos graves nem risco de morte entre os detentos e que a situação segue em fase final de normalização.
Ouça mais detalhes abaixo:
A SEAP reforçou que o presídio segue sob controle, com as medidas de segurança intensificadas.
Veja abaixo as imagens do tumulto:
Ver essa foto no Instagram
Por Patos Online
Alta médica Hospital de Patos confirma alta médica de todos os custodiados após princípio de rebelião no Presídio Romero Nóbrega
Prisão DHE prende segundo suspeito de homicídio do jovem Arthur Alves, em Patos; indivíduo era procurado também por tráfico de drogas
Atendimento médico Médico detalha atendimento a detentos feridos em princípio de rebelião no Presídio Romero Nóbrega
ATUALIZAÇÃO Hospital de Patos divulga estado de saúde de detentos feridos após tumulto no Presídio Romero Nóbrega; seis deram entrada
Operação Rescue 19 Polícia Federal cumpre mandado no RN contra suspeito de pornografia infantil residente em Santa Luzia-PB
URGENTE Princípio de rebelião é registrado na Penitenciária Romero Nóbrega, em Patos, nesta quarta-feira (10)
Foragidos Ministério da Justiça lança Programa Captura para localizar e prender 216 foragidos mais procurados do país; 8 paraibanos aparecem na lista
Estado grave Vítima de agressão em bar de Itaporanga segue em estado gravíssimo no Hospital de Trauma de Campina Grande
Mandado de Prisão Foragido da Justiça é preso durante ação da Polícia Militar em Patos Mín. 22° Máx. 37°