
Uma moradora do bairro Multirão, em Patos, procurou o Patos Online para relatar dificuldades enfrentadas para conseguir atendimento odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Evaristo de Medeiros Guedes, localizada na localidade. A reclamação refere-se à última quinta-feira (11), quando buscou atendimento para sua filha, que, segundo a mãe, sentia fortes dores nos dentes.
De acordo com o relato, o atendimento odontológico na unidade segue um sistema rígido de agendamento, realizado exclusivamente às sextas-feiras para a semana seguinte. Sarya também criticou a divisão por “dias temáticos”, em que cada público específico — como gestantes e crianças — só pode ser atendido em datas pré-determinadas, mesmo quando não há pacientes daquele grupo na unidade.
Segundo a cidadã, apesar de haver cadeira odontológica disponível e materiais adequados, o atendimento não foi realizado sob a justificativa de que aquele dia era destinado exclusivamente a gestantes. Ela questionou o fato de uma pessoa com dor não ser atendida por não se enquadrar no dia específico do cronograma. Diante da recusa, afirmou que precisou buscar atendimento em outra localidade.
Procurada pelo Patos Online, a gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Nívea Mabel, informou que buscou esclarecimentos junto à equipe da UBS. Em nota enviada pelo cirurgião-dentista da unidade, o caso foi detalhado.
Segundo o profissional, a paciente procurou a UBS no dia 11 de dezembro de 2025, por volta das 10h, para atendimento da filha, que apresentava a erupção de um dente permanente com a permanência do dente de leite. No entanto, conforme o dentista, a situação não se enquadrava como urgência odontológica.
A nota também esclarece que a UBS segue um cronograma de atendimento para atender à demanda da área, sendo a quinta-feira destinada ao atendimento de gestantes. Além disso, houve um imprevisto no dia em questão: a Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) da unidade foi mordida por um cachorro e precisou se ausentar para atendimento médico, retornando apenas às 10h40.
O cirurgião-dentista destacou ainda que, conforme orientações do Conselho Brasileiro de Odontologia (CBO), o atendimento odontológico deve ocorrer com a presença do dentista e da auxiliar, devido ao risco de contaminação por saliva e sangue durante os procedimentos.
“A ausência da ASB inviabilizou temporariamente os atendimentos, respeitando as normas de biossegurança”, explicou o profissional na nota.
A Secretaria de Saúde reforçou que permanece à disposição da população para esclarecer situações semelhantes e destacou que o cronograma de atendimentos visa organizar e garantir a assistência a todos os públicos atendidos pelas unidades básicas.
Confira abaixo o teor da nota na íntegra:
Bom dia. A paciente em questão compareceu à UBS Evaristo Guedes no dia 11/12/2025, por volta das 10h, em busca de atendimento para a filha, que apresentava um dente permanente em erupção, com o dente de leite ainda presente. No entanto, a situação não é caracterizada como urgência.
Outro ponto em relação ao atendimento é que existe um cronograma destinado a suprir a demanda da área, no qual a quinta-feira é destinada ao atendimento de gestantes.
No dia 11/12/2025, no turno da manhã, a ASB (Auxiliar de Saúde Bucal) foi mordida por um cachorro no pé, necessitando se ausentar para tomar as injeções, conseguindo retornar apenas às 10h40.
O CBO (Conselho Brasileiro de Odontologia) preconiza que o atendimento seja realizado na presença de ambos os profissionais, devido ao fato de os materiais se contaminarem com substâncias de risco, como saliva e sangue.
Por Patos Online
Abastecimento Jonatas Kaiky quer reunião de vereadores com gerente regional da Cagepa, e Décio Motos pede reativação de poços em bairros da cidade
Zona Azul Zona Azul começa a funcionar em Patos no dia 2 de janeiro de 2026; STTRANS intensifica orientações à população
OAB-PB Presidente da OAB-PB critica postura do STF e aponta desigualdade social como maior problema do Brasil durante entrevista em Patos
Inauguração Shopping 20e25 Jatobá inaugura com preços baixos, variedade e grande movimento, em Patos
Novos Olhares Projeto Novos Olhares retoma atendimento nas escolas e entrega 70 novos óculos a estudantes da rede municipal
Residência Médica A Residência Médica que valoriza você: Bolsa de R$ 10 mil + Excelência em formação
Falta de água Moradores da Quadra 18 do Itatiunga denunciam 18 dias sem água e relatam sofrimento para conseguir abastecimento; Cagepa se pronuncia
Passa bem Vereador e presidente do Esporte de Patos, Marco César, sofre infarto e passa por angioplastia; quadro é estável
Pedido de ajuda Campanha solidária busca ajuda para jovem de 32 anos vítima de AVC em Patos Mín. 23° Máx. 37°