
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, neste sábado (13), o último Dia D estadual de Multivacinação do ano, com foco na atualização da caderneta de vacinação da população e no aumento das coberturas vacinais em todo o estado. A ação foi realizada em 663 pontos de vacinação distribuídos pela Paraíba e resultou na aplicação de 14.962 doses das vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação. Os dados são parciais e correspondem a informações enviadas por 178 municípios.
Os cinco municípios que mais aplicaram doses durante o Dia D foram João Pessoa (1.489 doses), Campina Grande (1.405 doses), Patos (960 doses), Santa Rita (609 doses) e Sousa (568 doses).
A mobilização teve como principal objetivo ampliar o acesso da população aos imunizantes, especialmente para pessoas que enfrentam dificuldades para comparecer aos serviços de saúde durante a semana. De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Mayara, o Dia D é uma estratégia fundamental para o fortalecimento da política de vacinação no estado. “A iniciativa amplia o acesso à vacinação para toda a população paraibana, oferecendo a oportunidade de atualização da caderneta em um dia mais acessível. Quando ampliamos esse acesso, avançamos também na melhoria das coberturas vacinais em todo o estado”, destacou.
Entre os públicos atendidos, as gestantes tiveram atenção especial com a oferta da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), incorporada recentemente ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para a professora de História Poliana Ramos, grávida de sete meses e à espera da pequena Aurora, a disponibilização do imunizante pelo SUS representa um avanço significativo. “É muito importante perceber o SUS se fortalecendo e ampliando seus braços de atuação. Essa vacina era muito esperada pelas gestantes e, agora, passa a ser uma realidade na saúde pública, garantindo acesso a quem antes não podia pagar”, ressaltou.
A ampliação do acesso também foi destacada por mães que levaram seus filhos para atualizar a caderneta de vacinação. A técnica de enfermagem Ana Paula levou a filha Júlia, de três meses, para receber as vacinas previstas para a idade e aprovou a realização da ação no sábado. “É muito importante ter essa disponibilidade, porque facilita para a família se organizar. Aproveitei para atualizar a caderneta da Júlia e também vejo como um grande avanço o SUS oferecer vacinas que antes só estavam disponíveis na rede privada, garantindo proteção para gestantes e crianças”, afirmou.
As vacinas do calendário estiveram disponíveis para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, reforçando o compromisso da SES com o cuidado em todas as fases da vida. Em alguns pontos de vacinação da capital, o personagem Zé Gotinha marcou presença e incentivou as famílias a participarem desse importante momento de prevenção à saúde.
Com ações como o Dia D de Multivacinação, a Secretaria de Estado da Saúde reafirma o compromisso com a prevenção de doenças, a ampliação das coberturas vacinais e o fortalecimento do SUS, assegurando que a vacinação chegue de forma equitativa a toda a população paraibana.
Por Secom-PB
Avanços Hemodinâmica de Patos realiza procedimento cardiovascular de alta complexidade inédito no Sertão da Paraíba
Transplante cardíaco Paciente do primeiro transplante cardíaco pediátrico da Paraíba recebe alta no Hospital Metropolitano
Residência Médica Residência oferta bolsa de R$ 4.106,00: inscrições abertas para programas multiprofissionais em parceria entre a Secretaria e o Unifip
Vacinação Gestantes São Mamede inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório para gestantes a partir de 28 semanas
Cardiologista Catingueira realiza dia de atendimentos especializados em cardiologia com foco na prevenção
Saúde do Homem Olho d’Água-PB encerra ações do Novembro Azul com mais de 370 atendimentos voltados à saúde do homem
Novembro Azul Hospital do Bem integra ações do CHRDJC e realiza “Dia D” de conscientização do Novembro Azul em Patos
Hospital Regional Plantão do Complexo Hospitalar de Patos registra 278 atendimentos no fim de semana
Saúde Mental Solidão adoece: Isolamento aliado ao uso excessivo de telas aumenta o risco de depressão, alzheimer e infarto, alerta médico Mín. 24° Máx. 37°