
O candidato da ultradireita José Antonio Kast foi eleito presidente do Chile neste domingo (14), ao vencer no segundo turno a candidata Jeannette Jara, do Partido Comunista. Kast deve receber a faixa presidencial de Gabriel Boric e assumir o Palácio de La Moneda em março do ano que vem. Jara telefonou para o adversário e reconheceu a derrota: “A democracia falou alto e claro. Acabei de falar com o presidente eleito José Antonio Kast para desejar-lhe sucesso para o bem do Chile”, publicou no X.
Quem é José Antonio Kast Filho de um imigrante alemão que integrou o partido nazista e serviu como tenente do Exército antes de fugir para a América do Sul após a Segunda Guerra, Kast cresceu em família que construiu um lucrativo negócio de salsichas em Paine, ao sul de Santiago. Católico, é casado há mais de três décadas com a advogada María Pía Adriasola, com quem tem nove filhos.
Seu irmão mais velho, Miguel Kast, foi ministro e presidente do Banco Central no início dos anos 1980, durante a ditadura de Augusto Pinochet. Economista formado na tradição dos “Chicago Boys”, Miguel esteve associado à agenda de desregulamentação e privatizações que marcou o período.
Patosonline.com
Com informações da CNN Brasil
Destaque Cidade do Cariri paraibano volta ao cenário internacional em matéria do The New York Times
Caiu geral! Queda do Cloudflare causa instabilidade global e afeta sites e grandes serviços da internet nesta terça-feira (18)
Manifestação Manifestantes realizam atos contra governo de Donald Trump Mín. 24° Máx. 37°