
O cidadão Júnior Oliveira procurou o Patos Online nesta terça-feira (16) para relatar dificuldades enfrentadas ao tentar obter medicamentos na Farmácia Básica do município de Patos. Segundo ele, ao buscar os remédios prescritos para uma familiar, foi informado de que vários itens estavam em falta, sem previsão de reposição.
Em seu relato, Júnior demonstrou frustração com a situação. “É uma triste realidade. Vim agora aqui na Secretaria de Saúde e o mesmo não tem o medicamento que o doutor prescreveu, está em falta e não tem nem previsão para chegar. Sinto vergonha”, desabafou.
De acordo com o denunciante, os medicamentos procurados foram mirtazapina, anlodipino, nitrofurantoína, sulfato ferroso e pregabalina.
Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Patos enviou nota esclarecendo a situação. Segundo a Coordenação Geral das Farmácias, é necessário fazer algumas distinções técnicas sobre os medicamentos citados.
A pasta informou que mirtazapina e pregabalina não fazem parte da lista de medicamentos padronizados e disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Atenção Básica, razão pela qual não são fornecidos pelas farmácias básicas do município.
Já em relação ao anlodipino, nitrofurantoína e sulfato ferroso, a Secretaria confirmou que esses medicamentos são padronizados e normalmente ofertados à população. No entanto, no momento, eles enfrentam um desabastecimento temporário, provocado por dificuldades junto aos fornecedores.
Confira a nota na íntegra:
Em relação à reclamação sobre a ausência de medicamentos na Farmácia Básica de Patos, a Coordenação Geral das Farmácias esclarece que é importante fazer algumas distinções técnicas.
Dos medicamentos citados na denúncia, mirtazapina e pregabalina não fazem parte da lista de medicamentos padronizados e disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Atenção Básica. Por esse motivo, esses dois itens não são fornecidos pelas farmácias básicas do município.
Já os medicamentos anlodipino, nitrofurantoína e sulfato ferroso são, de fato, padronizados e normalmente ofertados à população. No entanto, no momento, esses itens enfrentam um desabastecimento temporário, causado por dificuldades junto aos fornecedores. Essa situação ocorre, de forma recorrente, no período de final de ano, em razão da transição dos contratos e do andamento dos processos de nova licitação.
Atualmente, os pedidos desses medicamentos já foram realizados, porém alguns fornecedores têm resistido em efetuar a entrega enquanto o novo processo licitatório está em andamento, o que acaba atrasando o envio, especialmente por se tratarem de empresas localizadas fora do estado.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que está adotando todas as providências administrativas necessárias para regularizar o abastecimento o mais breve possível, minimizando os impactos à população e garantindo a continuidade da assistência farmacêutica no município.
Por Patos Online
São João 2026 SES instala posto médico no Terreiro do Forró para reforçar atendimento durante o São João de Patos
É HOJE! São João de Patos 2026 começa nesta sexta-feira com Zé Vaqueiro, Japãozin, Xand Avião, Henry Freitas e mais atrações
CAMPANHA SOLIDÁRIA Moradora de Patos busca ajuda para manter tratamento após enfrentar complicações em cirurgias na coluna
São João de Patos Justiça publica portaria com regras para entrada e permanência de menores no São João de Patos 2026
RECAPEAMENTO Prefeitura de Patos inicia recapeamento asfáltico na Rua Vereador Joaquim Leitão
DECISÃO CAUTELAR Procon Patos reforça fiscalização e determina medidas contra empresa de internet por irregularidades
SÃO JOÃO 2026 Prefeitura e Coollab ajustam horários da abertura do São João de Patos; Zé Vaqueiro sobe ao palco às 19h, e Japãozin é anunciado na grade
Pesquisa de preços Procon Patos divulga pesquisa de preços de gás de cozinha e água mineral
NA PARAÍBA MPT leva ao Sertão Campanha contra a exploração do Trabalho Infantil no São João Mín. 19° Máx. 34°