
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou ter capturado o líder venezuelano, Nicolás Maduro, e o levado para fora do país, junto com a esposa, Cília Flores. A informação foi divulgada neste sábado (3/1) na rede Truth Social. Segundo Trump, o governo norte-americano atacou a capital da Venezuela, Caracas. Não há relatos de mortos ou feridos. Veja vídeo:
“Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em larga escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado e levado para fora do país juntamente com sua esposa”, afirmou Trump.
O presidente norte-americano acrescentou que a operação foi realizada em “conjunto com as forças de segurança americanas” e que uma coletiva de imprensa será realizada ainda hoje, às 13h, no horário de Brasília.

O governo venezuelano acusou os Estados Unidos de atacar a região. Em comunicado, o presidente Nicolás Maduro declarou emergência em todo o país.
“Todo o país deve se mobilizar para derrotar essa agressão imperialista”, dizia o comunicado, segundo a imprensa internacional.
O governo venezuelano informou rejeitar a “grave agressão militar perpetrada pelo governo atual dos Estados Unidos da América contra o território e a população venezuelanos nas localidades civis e militares da cidade de Caracas, capital da República, e nos estados Miranda, Aragua e La Guaira”.
O ataque ocorre dois dias após Maduro anunciar que estaria disposto a dialogar com o líder dos Estados Unidos. Ele afirmou que precisaria conversar seriamente com Trump, “com fatos em mãos, e o governo dos Estados Unidos sabe disso”.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também se pronunciou nas redes sociais, alegando que “estão bombardeando Caracas” neste momento. “Alerta para o mundo inteiro, atacaram a Venezuela. Estão bombardeando com mísseis. A OEA e a ONU devem se reunir imediatamente”, assinalou.
O Irã também condenou os ataques deste sábado nas redes sociais, afirmando que “tais posições irresponsáveis, que constituem uma continuação da abordagem intimidatória e ilegal dos EUA em relação à nação iraniana, não apenas representam uma violação flagrante dos princípios e regras fundamentais da Carta da ONU e do direito internacional no que diz respeito ao respeito à soberania nacional”.
Fonte: Metrópoles
Capturado Casa Branca publica imagens de Maduro sendo levado à prisão nos EUA. Vídeo
Captura Maduro desembarca nos EUA e chega a agência de combate a drogas de Nova York após captura
Análise Estudioso da política internacional, padre Joãozinho analisa intervenção dos EUA na Venezuela e afirma que captura de Maduro “já era anunciada” Mín. 23° Máx. 36°