Sexta, 09 de Janeiro de 2026
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Gerais Situação crítica

Paraíba registra aumento de 60% no número de reservatórios em situação crítica, aponta Aesa

Escassez de chuvas agravou cenário hídrico no estado; Sertão, incluindo Patos, está entre as regiões mais afetadas

08/01/2026 às 09h00 Atualizada em 08/01/2026 às 23h38
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Barragem da Farinha no mês de novembro de 2025 (Foto: Felipe Vilar/Patos Online)
Barragem da Farinha no mês de novembro de 2025 (Foto: Felipe Vilar/Patos Online)

A Paraíba registrou um crescimento de 60% no número de reservatórios em situação crítica no intervalo de um ano. Atualmente, 45 açudes operam com volumes considerados críticos, enquanto apenas dois estão sangrando e somente 12 apresentam nível normal. Em janeiro de 2025, esse número era de 28 reservatórios em condição crítica, o que evidencia a piora do cenário hídrico no estado.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo o subgerente de Monitoramento Quali-Quantitativo da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Wellington Barbosa, a situação está “um pouco acima da normalidade” e reflete diretamente o baixo aporte hídrico registrado em diversas regiões ao longo do ano passado. Em entrevista ao Portal MaisPB, nesta quarta-feira (7), ele explicou que o estado já vinha enfrentando dificuldades, mas o quadro se agravou com a irregularidade das chuvas.

O Sertão paraibano é uma das regiões mais impactadas. Em Patos, por exemplo, a Barragem da Farinha encontra-se seca (0,89%), enquanto o Açude Jatobá opera com cerca de 10% da capacidade total. “São os reservatórios que abastecem a cidade, então isso já afeta um pouco a rotina da sociedade local”, destacou Wellington Barbosa.

Apesar do cenário preocupante, a Aesa ressalta que a transposição do Rio São Francisco tem contribuído para amenizar os efeitos da estiagem em algumas localidades. A agência informou ainda que realiza o acompanhamento diário dos níveis dos reservatórios em todo o estado.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Além da redução dos volumes de água, o Sertão da Paraíba também enfrenta baixos índices de umidade relativa do ar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos dias a região tem registrado níveis entre 20% e 30%, o que motivou a emissão de alertas de perigo e agrava ainda mais as condições climáticas adversas.

Reveja abaixo a reportagem especial do Patos Online sobre a Barragem da Farinha, gravada em novembro de 2025:

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Por Patos Online
Com informações do MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Sáb 37°C 23°C
Dom 36°C 21°C
Seg 36°C 22°C
Ter 35°C 22°C
Qua 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras