
A Paraíba registrou um crescimento de 60% no número de reservatórios em situação crítica no intervalo de um ano. Atualmente, 45 açudes operam com volumes considerados críticos, enquanto apenas dois estão sangrando e somente 12 apresentam nível normal. Em janeiro de 2025, esse número era de 28 reservatórios em condição crítica, o que evidencia a piora do cenário hídrico no estado.
Segundo o subgerente de Monitoramento Quali-Quantitativo da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Wellington Barbosa, a situação está “um pouco acima da normalidade” e reflete diretamente o baixo aporte hídrico registrado em diversas regiões ao longo do ano passado. Em entrevista ao Portal MaisPB, nesta quarta-feira (7), ele explicou que o estado já vinha enfrentando dificuldades, mas o quadro se agravou com a irregularidade das chuvas.
O Sertão paraibano é uma das regiões mais impactadas. Em Patos, por exemplo, a Barragem da Farinha encontra-se seca (0,89%), enquanto o Açude Jatobá opera com cerca de 10% da capacidade total. “São os reservatórios que abastecem a cidade, então isso já afeta um pouco a rotina da sociedade local”, destacou Wellington Barbosa.
Apesar do cenário preocupante, a Aesa ressalta que a transposição do Rio São Francisco tem contribuído para amenizar os efeitos da estiagem em algumas localidades. A agência informou ainda que realiza o acompanhamento diário dos níveis dos reservatórios em todo o estado.

Além da redução dos volumes de água, o Sertão da Paraíba também enfrenta baixos índices de umidade relativa do ar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos dias a região tem registrado níveis entre 20% e 30%, o que motivou a emissão de alertas de perigo e agrava ainda mais as condições climáticas adversas.
Reveja abaixo a reportagem especial do Patos Online sobre a Barragem da Farinha, gravada em novembro de 2025:
Por Patos Online
Com informações do MaisPB
Pronunciamento Capitã Rebeca se pronuncia sobre portaria que retirou suas atribuições de fiscalização na Guarda Municipal de João Pessoa: “Caba nenhum vai apagar minha história”
Transtornos Caminhão com retroescavadeira provoca queda de fiação e deixa parte de Matureia sem energia e internet nesta quarta-feira (7)
Mega da Virada Apostador da Paraíba ainda não resgatou prêmio da Mega da Virada, confirma Caixa
Raiva humana Homem que estava internado com raiva humana morre em Campina Grande
LANÇAMENTO Padre Fabrício Dias lança “Uma palavra de amor para cada dia” em Patos
Ação rápida Equipe do SAMU de Uiraúna realiza parto de bebê prematuro em ambulância e salva a vida de recém-nascido
Concurso público Paraíba tem 603 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 14 mil
Curiosidade Bomba que pode ter sido da 1ª ou 2ª Guerra Mundial é achada em sítio na Grande João Pessoa
Baixa Umidade Patos e várias cidades do Sertão entram novamente em alerta do Inmet por baixa umidade neste domingo (4) Mín. 22° Máx. 36°