Sábado, 10 de Janeiro de 2026
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Vera Cruz Topo
Locais EDUCAÇÃO

Governo da Paraíba cria escolas estaduais para reeducandos nas penitenciárias de Patos e Guarabira

Unidades vão ofertar Educação de Jovens e Adultos (EJA) prisional, do ciclo de alfabetização ao Ensino Médio, fortalecendo a política de ressocialização por meio da educação

09/01/2026 às 15h00 Atualizada em 09/01/2026 às 17h08
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Presídio Romero Nóbrega, em Patos (Foto: Reprodução)
Presídio Romero Nóbrega, em Patos (Foto: Reprodução)

O Governo da Paraíba oficializou, por meio de decretos publicados na edição desta sexta-feira (9) do Diário Oficial do Estado, a criação de duas novas escolas estaduais voltadas à educação de pessoas privadas de liberdade. As unidades funcionarão dentro de penitenciárias localizadas nos municípios de Patos, no Sertão, e Guarabira, no Brejo paraibano.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Em Patos, o Decreto nº 47.789, de 8 de janeiro de 2026, cria a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professora Francisca Gomes de Sousa”, que funcionará na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega. A unidade ficará vinculada à 6ª Gerência Regional de Educação (GRE) e ofertará ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) Prisional.

De acordo com o decreto, a escola irá atender desde o Ciclo de Alfabetização até o Ensino Médio, contemplando:

  • Ciclos I e II, correspondentes ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano);
  • Ciclos III e IV, correspondentes ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano);
  • Ciclos V e VI, correspondente ao Ensino Médio (1ª à 3ª série). 

Já em Guarabira, o Decreto nº 47.790 institui a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professora Wilane de Freitas Santos”, localizada na Penitenciária João Bosco Carneiro, vinculada à 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), também com oferta de EJA Prisional, incluindo:

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora
  • Ciclo da Alfabetização;
  • Ciclos I e II, correspondentes ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano);

As medidas têm como base legislações estaduais e nacionais que tratam da educação no sistema prisional e reforçam a importância da escolarização como instrumento de garantia de direitos humanos, reintegração social e fortalecimento da cultura da paz. Entre os objetivos destacados estão a ampliação do acesso à educação formal, a qualificação profissional dos internos e a consolidação da política estadual de educação prisional.

Os decretos também preveem que as unidades escolares poderão constituir Conselho Escolar, com caráter deliberativo e participativo na gestão pedagógica, administrativa e financeira.

A Secretaria de Estado da Educação ficará responsável por adotar todas as providências necessárias para o funcionamento das escolas, incluindo a estruturação pedagógica, o provimento de pessoal e a execução das modalidades de ensino previstas. As medidas já estão em vigor a partir da data de publicação.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 01h01 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 37°

Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 21°C
Ter 37°C 21°C
Qua 36°C 23°C
Qui 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras