
A Prefeitura de Campina Grande realizou, na manhã desta segunda-feira (12), a remoção de milhares de peixes mortos do Açude Velho. Os animais haviam sido vistos boiando desde o final de semana, causando forte mau cheiro e preocupação entre moradores e frequentadores da área.
Ver essa foto no Instagram
Ainda nesta segunda-feira, uma reunião com órgãos municipais foi realizada para discutir uma “solução emergencial” para o problema. De acordo com o engenheiro Marcos Aurélio, da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), estiveram em pauta alternativas para aumentar os níveis de oxigênio dissolvido na água.
Segundo a Sesuma, a mortandade está relacionada a um fenômeno ambiental conhecido como eutrofização, que ocorre devido ao excesso de nutrientes na água, especialmente nitrogênio e fósforo. Esse acúmulo favorece a proliferação de algas e micro-organismos.
“Com o passar do tempo, essas algas entram em processo de decomposição, consumindo grande parte do oxigênio dissolvido na água, o que provoca desequilíbrios no ecossistema aquático. Como consequência, há alteração na coloração da água, emissão de odores desagradáveis e, em alguns casos, a mortandade de peixes”, informou a pasta em nota.
A secretaria destacou ainda que esse tipo de ocorrência tende a ser mais comum em períodos de temperaturas elevadas, baixa circulação da água e redução do volume de chuvas, condições típicas desta época do ano.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB
Concurso público Paraíba tem 618 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 14 mil
Luto! Titina Medeiros, atriz de 'Cheias de Charme' e 'Rancho Fundo', morre aos 49 anos após luta contra o câncer no pâncreas
Determinação Justiça manda secretário do Procon-JP apagar postagens pessoais sobre ações do órgão e proíbe novas divulgações
Mega da Virada Ganhador da Mega da Virada em João Pessoa resgata prêmio de R$ 181 milhões oito dias após o sorteio
Pronunciamento Capitã Rebeca se pronuncia sobre portaria que retirou suas atribuições de fiscalização na Guarda Municipal de João Pessoa: “Caba nenhum vai apagar minha história”
Transtornos Caminhão com retroescavadeira provoca queda de fiação e deixa parte de Matureia sem energia e internet nesta quarta-feira (7) Mín. 22° Máx. 35°