
A Secretaria Executiva de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Patos, sob a coordenação da secretária executiva Gabriele Mendes, segue avançando de forma significativa nas políticas públicas voltadas à causa animal. Desde a inauguração do bloco cirúrgico do Centro de Castração e Recuperação, o município já contabiliza 5.623 procedimentos de castração, fortalecendo
o controle populacional e a promoção da saúde animal.
Somente ao longo do ano de 2025, foram realizados 1.947 procedimentos cirúrgicos, sendo 85% em fêmeas (cadelas e gatas) e 15% em machos (cães e gatos). Os números refletem o fortalecimento da política municipal de proteção animal e o compromisso da gestão com ações contínuas e efetivas.
Com a ampliação dos atendimentos, o número de castrações foi duplicado, assim como a estrutura operacional da Secretaria. A equipe passou a contar com quatro médicos veterinários e oito cuidadores, responsáveis pelo cuidado diário de mais de 400 animais abrigados sob a tutela do município. A frota também foi reforçada com a incorporação de um novo veículo adaptado, garantindo melhores condições de transporte e atendimento aos animais.
No campo da vigilância em saúde, foram realizados mais de 1.000 testes de leishmaniose em animais de rua, contribuindo para a prevenção de zoonoses e para a proteção da saúde pública. Além disso, 43 animais em situação de rua diagnosticados com tumores receberam tratamento veterinário adequado, somando-se os resgates diários de animais em situação de vulnerabilidade.
A Secretaria Executiva de Proteção e Bem-Estar Animal também desenvolveu ações integradas com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), levando serviços, orientações e políticas públicas diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população às informações sobre cuidados e bem-estar animal.
Outro destaque foi a Operação Quatro Patas, realizada em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental. A ação apurou sete alvos relacionados a denúncias de maus-tratos, resultando em uma prisão em flagrante, uma condução para ajuste de conduta, sete cães resgatados em situação de sofrimento e a instauração de dois inquéritos por portaria.
As ações reforçam o compromisso da gestão municipal com a proteção e o bem-estar animal, o combate aos maus-tratos e a integração entre saúde animal e saúde humana, promovendo mais qualidade de vida para toda a população de Patos.
Secom – Prefeitura de Patos





LUTO! UEPB Patos lamenta falecimento da auxiliar de serviços gerais Márcia Oliveira de Almeida Félix
ANIMAL PEÇONHENTO Popular registra cascavel de grande porte nas proximidades do Açude do Jatobá, em Patos
OAB PATOS OAB Patos promove Culto em Ação de Graças neste domingo em celebração ao Mês da Advocacia
CONSUMIDOR Procon de Patos identifica diferenças de até 80% nos preços de frutas e hortaliças
MOTOFEST 2026 Patos Moto Fest reúne motociclistas e movimenta o Centro de Patos durante o fim de semana
LUTO! Morre aos 38 anos Maria Flávia dos Santos Gonçalves (Nininha), bastante conhecida em Patos
LUTO! Morre aos 82 anos Agamenon Ferreira de Morais, ex-presidente da Liga Patoense de Futebol
CONSUMO Procon Patos realiza pesquisa de preços de fraldas e identifica diferenças de até 94%
LIMPEZA URBANA Morador do distrito de Santa Gertrudes, em Patos, solicita limpeza de terreno e relata presença de cobras e escorpiões na área Mín. 19° Máx. 34°