
A Central Estadual de Transplantes da Paraíba registrou, na noite deste domingo (18), a primeira doação de coração de 2026 no estado. O procedimento foi realizado no Hospital Regional de Patos e teve como doador um homem de 32 anos, natural de São José de Piranhas, vítima de Trauma Cranioencefálico (TCE). Após a confirmação da morte encefálica, a família autorizou a doação de órgãos.
Antes da cirurgia de captação, profissionais de saúde da unidade realizaram o tradicional “Cortejo da Vida”, uma homenagem ao doador e à família. O gesto simbólico consiste na formação de um corredor humano, com aplausos, enquanto o paciente é conduzido da UTI ao bloco cirúrgico, em reconhecimento ao ato de solidariedade.
Além do coração, também foram doados o fígado, os rins e a córnea do olho esquerdo, beneficiando cinco pessoas que aguardavam na fila por um transplante.

Emocionado, o irmão do doador, José Saturnino, falou sobre a decisão da família. “Ele sempre foi uma pessoa muito generosa. Agora, de alguma forma, vai continuar vivo, dando vida a outras pessoas. Saber que outras famílias terão uma nova chance ameniza um pouco a nossa dor”, declarou.
O diretor técnico do Hospital Regional de Patos, Pedro Augusto, destacou a importância da unidade no fortalecimento da política de doação de órgãos no estado. “É muito significativo para o hospital contribuir com um procedimento dessa magnitude. Isso mostra que estamos preparados e integrados à rede, graças aos incentivos e investimentos realizados pelo Governo do Estado, que têm permitido salvar cada vez mais vidas”, afirmou.

Já a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, ressaltou o marco representado pela doação. “Essa é a primeira doação de coração registrada em 2026, e no Sertão do Estado, mostrando que não existe distância quando o propósito é salvar vidas. No ano passado, a Paraíba registrou 16 doações de coração e chegou a zerar a fila de transplante cardíaco”, pontuou.
Ver essa foto no Instagram
Com esse procedimento, a Paraíba soma a terceira doação de órgãos em 2026. Atualmente, 803 pessoas aguardam por um transplante no estado, sendo 586 para córneas, 189 para rins, 26 para fígado e duas para coração.
Por Patos Online
Com informações da Secom-PB
Espaço infantil Zig Zag aposta no brincar com propósito e se destaca como espaço infantil em Patos
Castração Prefeitura de Patos já castrou mais de 5 mil animais de rua no Centro de Castração e Recuperação
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos
Inspiração Patoense de 12 anos escreve livros infantis e fala sobre amor pela leitura: 'Leio desde a barriga da minha mãe'
Novo espaço Casa da Cidadania em Patos ganha novas instalações e passa a funcionar no Shopping Guedes
Solidariedade Servente de pedreiro de Patos realiza mais uma etapa de tratamento de saúde e pede doações; saiba como ajudar
Galeria estourada Moradores do Jatobá denunciam esgoto a céu aberto há mais de uma semana em Patos
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos Mín. 22° Máx. 36°