
A prova da baliza, considerada um dos principais motivos de reprovação no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), deixou de ser obrigatória a partir desta terça-feira (27) em quatro estados brasileiros, conforme novas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
No entanto, a mudança não será aplicada na Paraíba. Em entrevista ao programa Correio Debate, da rádio 98 FM, o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Isaías Gualberto, defendeu a permanência do teste no estado.
“Entendemos que é importante para a segurança viária. O condutor, o candidato deve saber o básico na condução do veículo, que é estacionar de forma correta, e a baliza é importante”, afirmou.
Até o momento, a retirada da obrigatoriedade da baliza foi adotada apenas nos estados de Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pará, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em Santa Catarina, a implementação vai acontecer em breve.
Em São Paulo, por exemplo, as mudanças vão além da exclusão definitiva da baliza. O estado também passou a permitir que o exame prático seja realizado em veículos com câmbio automático. Com isso, a avaliação passa a ser concentrada exclusivamente na etapa de circulação, mantendo o trajeto do exame inalterado.
Durante a prova prática, continuam sendo observados critérios como conversões à direita e à esquerda, uso correto da seta, respeito à sinalização e parada em local permitido.
Na Paraíba, entretanto, o Detran mantém o entendimento de que a baliza é um requisito fundamental para garantir que o futuro condutor tenha domínio mínimo do veículo antes de circular nas vias públicas.
Por Patos Online
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira Mín. 22° Máx. 36°