Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
Banner Nissa Niscar PB
UNIFIP
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dr Romulo
Gerais ABORTO

PoderData: 68% são contrários à liberação do aborto; 22%, favoráveis

Índice dos que se opõem à garantia do procedimento é o mais alto desde o início da série histórica do levantamento, em janeiro de 2021

01/02/2026 às 11h16 Atualizada em 01/02/2026 às 11h22
Por: Marcos Oliveira Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Cerca de sete em cada dez brasileiros (68%) se dizem contrários à liberação do aborto, segundo pesquisa PoderData divulgada neste domingo (1º). Ao mesmo tempo, 22% afirmam ser favoráveis à liberação do procedimento no país. Outros 10% não souberam responder a respeito do tema.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Foram ouvidas 2.500 pessoas, por meio de ligações para celulares e telefones fixos, entre os dias 24 e 26 de janeiro em 111 municípios nas 27 Unidades Federativas do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O índice dos que declaram ser contrários à liberação do aborto é o mais alto desde o início da série histórica do levantamento, em janeiro de 2021. À época, a taxa era de 58%.

Na mesma ocasião, o índice dos que manifestavam apoio à liberação do procedimento era de 31%. Essa taxa sofreu uma queda de sete pontos percentuais em janeiro de 2022 e tem oscilado dentro da margem de erro desde então.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Direito ao aborto é garantido em alguns casos

Atualmente, o direito ao aborto é garantido em três ocasiões, conforme determina a legislação brasileira:

  • Quando não há outro meio de salvar a vida da gestante. Aqui, a saúde da mãe prevalece sobre a do feto;
  • Quando a gestação é resultado de estupro, cabendo à mãe decidir se prosseguirá ou não com a gravidez, independentemente da idade gestacional;
  • e quando houver anencefalia fetal, um tipo de malformação que impede o desenvolvimento do cérebro — decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) tomada em 2012 assegura a interrupção da gravidez neste caso.

Fonte - Lucas Schroeder, da CNN Brasil, São Paulo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 12h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 38°

Seg 37°C 22°C
Ter 37°C 22°C
Qua 34°C 23°C
Qui 31°C 24°C
Sex 31°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras