
A forte chuva acompanhada de rajadas de vento registrada em Patos na tarde da última quinta-feira (5) foi provocada por um fenômeno meteorológico associado a uma nuvem do tipo cumulonimbus, considerada uma das mais perigosas da atmosfera. A explicação é do meteorologista Mário Leitão, que analisou o evento e alertou para a possibilidade de novas ocorrências semelhantes nos próximos dias.
De acordo com o especialista, nem todas as nuvens têm a mesma capacidade de gerar chuvas intensas e ventos destrutivos. As cumulonimbus se destacam por apresentarem correntes de ar verticais extremamente fortes, com velocidades que podem chegar a 260 km/h, motivo pelo qual até aeronaves desviam desse tipo de formação.
Segundo Mário Leitão, o evento que atingiu Patos teve origem em uma dessas nuvens, que estava concentrada sobre o município de Cacimba de Areia. O vento descendente gerado pela nuvem atingiu o solo e se espalhou horizontalmente, provocando os danos observados na cidade.
“O vento desce da nuvem, bate no chão e se desloca com muita força. Como a Alça Sudeste é uma área mais aberta da cidade, o impacto acaba sendo maior, o que explica os estragos registrados naquela região”, explicou.
Entre os danos mais comuns provocados por esse tipo de fenômeno estão a queda de postes, especialmente aqueles que possuem transformadores, cuja resistência estrutural é menor, além do destelhamento de imóveis e a destruição de coberturas e estruturas metálicas.
Ver essa foto no Instagram
O meteorologista também fez um alerta importante em relação às descargas elétricas, principalmente em áreas abertas da cidade, como a Alça Sudeste, onde estão previstos eventos de grande concentração de pessoas, a exemplo do pré-Carnaval neste fim de semana.
Segundo ele, em locais descampados, o raio tende a atingir sempre o ponto mais alto, o que pode representar risco direto para pessoas, veículos de som, postes e estruturas metálicas. O som forte do trovão, inclusive, indica que a descarga elétrica ocorreu muito próxima.
“Essas chuvas da tarde e da noite são altamente perigosas por causa das descargas elétricas. Em áreas abertas, o raio pode atingir uma pessoa, um animal ou qualquer estrutura mais elevada”, alertou.
Mário Leitão também explicou a diferença entre os fenômenos: o raio, ou descarga elétrica, é o evento em si; o relâmpago é o clarão produzido pela descarga; e o trovão é o som resultante.
Por fim, o meteorologista reforçou que o cenário meteorológico deve continuar instável nos próximos dias, com previsão de chuvas fortes, rajadas de vento e grande incidência de raios, relâmpagos e trovões em Patos e em outras cidades do Sertão paraibano.
A recomendação é que a população redobre a atenção durante tempestades, evite áreas abertas e busque abrigo seguro sempre que houver registros de descargas elétricas intensas.
Ouça abaixo:
Por Patos Online
CAMPANHA SOLIDÁRIA Moradora de Patos busca ajuda para manter tratamento após enfrentar complicações em cirurgias na coluna
São João de Patos Justiça publica portaria com regras para entrada e permanência de menores no São João de Patos 2026
RECAPEAMENTO Prefeitura de Patos inicia recapeamento asfáltico na Rua Vereador Joaquim Leitão
DECISÃO CAUTELAR Procon Patos reforça fiscalização e determina medidas contra empresa de internet por irregularidades
SÃO JOÃO 2026 Prefeitura e Coollab ajustam horários da abertura do São João de Patos; Zé Vaqueiro sobe ao palco às 19h, e Japãozin é anunciado na grade
Pesquisa de preços Procon Patos divulga pesquisa de preços de gás de cozinha e água mineral Mín. 20° Máx. 35°