
A busca pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Paraíba cresceu 619,6% em janeiro na comparação entre 2025 e 2026. Na prática, o número de pedidos passou de 4.445 para 31.988 em apenas um ano.
O aumento representa 27.543 novos requerimentos registrados em janeiro de 2026 em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os dados são de um levantamento da Rádio CBN Paraíba, solicitados à Assessoria Especial de Comunicação do Ministério dos Transportes.
O crescimento no estado ocorre após mudanças nacionais nas regras para emissão da CNH, que passaram a valer no fim de 2025. Em todo o país, o número de novos pedidos subiu de 369,2 mil em janeiro de 2025 para 1,7 milhão em janeiro de 2026.
Desde dezembro, foram registrados 3 milhões de pedidos de CNH e a emissão de 298,5 mil documentos no Brasil, segundo dados do da da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
As mudanças reduziram os custos para tirar a CNH ao diminuir exigências de aulas teóricas e práticas em autoescolas. De acordo com a Senatran, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem o documento, e a expectativa é acelerar a regularização desse público.
Ainda segundo a secretaria, a atualização das normas permitiu a atuação de instrutores autônomos, categoria criada após mudança do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em janeiro de 2026, foram registrados 24.754 cursos práticos realizados por esses profissionais em todo o país.
Os cursos práticos cresceram 22% no comparativo anual, passando de 328 mil para mais de 400 mil. Já os exames práticos tiveram aumento de 11%, com mais de 323 mil aplicações em janeiro de 2026, frente a 291 mil no mesmo período do ano anterior.
A procura também aumentou na etapa teórica. O total de pessoas que concluíram os cursos foi quatro vezes maior no comparativo anual, e os exames teóricos tiveram crescimento de 32%.
Fonte: g1 PB
Encontro Teixeirense apresenta, em livro, pesquisa sobre filhos de vítimas de feminicídio ao presidente Lula, em Brasília
Chuvas João Pessoa registra chuva acima da média histórica de fevereiro e alcança 110 milímetros em 12 horas
Nota de falecimento Familiares comunicam o falecimento da senhora Joana Felix de Oliveira, proprietária da Fazenda Bela Vista, em Catingueira
Inconstitucional TJPB declara inconstitucional invocação religiosa em sessões da Assembleia Legislativa
Balanço Operação Lei Seca autua 407 condutores por embriaguez e outras infrações durante o mês de janeiro
Convite Missa Família Gomes de Abreu convida para missa de 30º dia pelo falecimento de Nene Gomes
Mudanças Prova prática de moto para obtenção da CNH também sofre mudanças; confira as novas regras implementadas pelo Detran-PB
Novas regras Detran-PB confirma fim da obrigatoriedade da baliza no exame prático da CNH
Linfoma Paraibana de 20 anos é diagnosticada com linfoma após conviver por meses com sintomas considerados comuns: 'Doença não escolhe idade' Mín. 24° Máx. 29°