
Um papagaio que pertenceu ao religioso Frei Damião segue vivo e chama atenção pela impressionante longevidade. Estima-se que o animal tenha entre 85 e 90 anos e, atualmente, reside em um sítio no município de Livramento, na região do Cariri paraibano.
Depois da morte de Frei Damião, em 1997, a ave ficou sob os cuidados da missionária Anita, que acompanhava o frei em suas missões religiosas. Anos mais tarde, ela decidiu entregar o papagaio a um padre de Livramento, orientando que o animal fosse encaminhado à família do sacerdote.
Conforme relato registrado em reportagem no final de 2025, o padre Rogério mora hoje em Portugal. Por causa da idade avançada da ave, o papagaio permanece na Paraíba, sob os cuidados da família do religioso.
No primeiro momento, Anita chegou a oferecer o papagaio à mãe do padre. Ela visitou o animal em Patos, mas preferiu não levá-lo, ao perceber o forte laço de afeto entre a ave e a missionária.
Cerca de um ano após esse encontro, Anita adoeceu e faleceu. Antes de morrer, pediu que o papagaio fosse entregue definitivamente à família do padre. Desde então, o animal vive há cerca de dez anos no sítio da família, em Livramento.
O papagaio é de origem portuguesa e foi dado de presente a Frei Damião por um médico, durante uma missão realizada em Portugal. Segundo histórias contadas por pessoas próximas, sempre que o religioso acordava por volta das 4h da manhã para rezar, o papagaio dizia: “Já vai?”. O costume chamou a atenção do médico, que decidiu presentear o frei com a ave.
Hoje, devidamente legalizado, o papagaio vive solto na propriedade de dona Nezinha, bem cuidado pela família, e se mantém como uma curiosa e rara memória viva da história de Frei Damião.
Ver essa foto no Instagram
Por Patos Online
Com Diamante Online e @coisasdonordesteofc1
CORREIOS Sindicalista fala sobre greve dos Correios em Patos
MANIFESTAÇÃO Direita Patos convoca para Carreata da Família pela Liberdade“ neste sábado (12)
NA JUSTIÇA Perfil de Lucas Veloso é removido do Instagram por determinação judicial após descumprimento de medida protetiva contra a ex-companheira, Géssica Muniz
INFRAESTRUTURA PB-141 ganha pavimentação para impulsionar economia e mobilidade no Agreste paraibano
GREVE Trabalhadores dos Correios na Paraíba decidirão sobre greve nesta quinta-feira (10)
INFRAESTRUTURA Nova Perimetral impulsiona economia, turismo e mobilidade no Alto Sertão da Paraíba
ENERGISA ORIENTA Energisa orienta clientes a não fixarem adesivos e ornamentações nas caixas de medidores de energia
PADRE FABRÍCIO Padre Fabrício destaca missão do sacerdote como instrumento de acolhimento e promoção da vida
ASTRONOMIA NO SERTÃO Dr. Mário Leitão realiza nova expedição para definir local de observatório astronômico em Mãe d’Água Mín. 21° Máx. 36°