
Um papagaio que pertenceu ao religioso Frei Damião segue vivo e chama atenção pela impressionante longevidade. Estima-se que o animal tenha entre 85 e 90 anos e, atualmente, reside em um sítio no município de Livramento, na região do Cariri paraibano.
Depois da morte de Frei Damião, em 1997, a ave ficou sob os cuidados da missionária Anita, que acompanhava o frei em suas missões religiosas. Anos mais tarde, ela decidiu entregar o papagaio a um padre de Livramento, orientando que o animal fosse encaminhado à família do sacerdote.
Conforme relato registrado em reportagem no final de 2025, o padre Rogério mora hoje em Portugal. Por causa da idade avançada da ave, o papagaio permanece na Paraíba, sob os cuidados da família do religioso.
No primeiro momento, Anita chegou a oferecer o papagaio à mãe do padre. Ela visitou o animal em Patos, mas preferiu não levá-lo, ao perceber o forte laço de afeto entre a ave e a missionária.
Cerca de um ano após esse encontro, Anita adoeceu e faleceu. Antes de morrer, pediu que o papagaio fosse entregue definitivamente à família do padre. Desde então, o animal vive há cerca de dez anos no sítio da família, em Livramento.
O papagaio é de origem portuguesa e foi dado de presente a Frei Damião por um médico, durante uma missão realizada em Portugal. Segundo histórias contadas por pessoas próximas, sempre que o religioso acordava por volta das 4h da manhã para rezar, o papagaio dizia: “Já vai?”. O costume chamou a atenção do médico, que decidiu presentear o frei com a ave.
Hoje, devidamente legalizado, o papagaio vive solto na propriedade de dona Nezinha, bem cuidado pela família, e se mantém como uma curiosa e rara memória viva da história de Frei Damião.
Ver essa foto no Instagram
Por Patos Online
Com Diamante Online e @coisasdonordesteofc1
Emocionante VÍDEO: Prefeito de Catingueira, Suélio Félix, surpreende mãe e filha com a doação de casa própria
Luto! Morre aos 96 anos Crizanto Abílio de Souza, comerciante mais antigo de Diamante
Cultura Escritores patoenses são destaque em revista estadual de cultura
Nota de falecimento Morre aos 88 anos Cleonice Pereira da Silva, moradora de Café do Vento, em Passagem
Concurso público Paraíba tem 451 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 14 mil
Chuvas Chuvas provocam alagamentos, queda de muros e aumento do nível das águas do Açude Velho, em Campina Grande
CNH Paraíba registra aumento de mais de 600% nos pedidos de CNH em janeiro de 2026
Encontro Teixeirense apresenta, em livro, pesquisa sobre filhos de vítimas de feminicídio ao presidente Lula, em Brasília
Chuvas João Pessoa registra chuva acima da média histórica de fevereiro e alcança 110 milímetros em 12 horas Mín. 23° Máx. 33°