
A Prefeitura Municipal de Patos publicou, na edição do Diário Oficial do dia 10 de fevereiro, o Decreto nº 014/2026 que nomeia os membros da Comissão para Estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública do município.
O ato considera a parceria firmada entre o Município e a Caixa Econômica Federal para a modelagem do projeto, além da necessidade de garantir maior eficiência e dinamismo ao serviço público de iluminação.
Conforme o decreto, o grupo terá a responsabilidade de planejar, coordenar e conduzir todas as etapas necessárias à viabilização, estruturação e futura contratação da PPP no setor.
Entre as principais atribuições estão:
A comissão é composta por representantes da Secretaria de Administração, Infraestrutura e Serviços Públicos, STTRANS, Secretaria Executiva de Comunicação, Planejamento Urbano, Procuradoria Geral do Município, Setor de Licitações e Contratos, Setor de Convênios e Secretaria de Finanças.
O decreto entrou em vigor na data de sua publicação.

A Prefeitura Municipal de Patos assinou, no dia 18 de dezembro, a Ordem de Serviço para a prestação de serviço técnico especializado destinado à estruturação do projeto de concessão do sistema de iluminação pública do município, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Caixa Econômica Federal.
De acordo com o superintendente executivo da Caixa em Campina Grande, Martoni Sobral, o contrato assinado marcou o início da fase de estruturação da parceria público-privada. “O serviço que a Caixa vai prestar agora é a estruturação da PPP. Nós fazemos o levantamento completo dos pontos de iluminação pública e toda a modelagem jurídica, técnica e econômica do projeto. A experiência da Caixa, com mais de 105 projetos já estruturados, mostra que os municípios reduzem despesas e aumentam a eficiência do serviço”, destacou.
Martoni explicou ainda que, nas cidades onde o modelo já foi implantado, como Aracaju e Feira de Santana, houve melhoria significativa na iluminação urbana, com maior agilidade na substituição de lâmpadas, adoção de tecnologia LED e acompanhamento rigoroso de desempenho das empresas concessionárias. “Existe mensuração clara de resultados. Se a empresa não cumpre os prazos, ela sofre penalidades. Isso garante eficiência, qualidade do serviço e redução de custos para o município”, ressaltou.
Por Patos Online
Limpeza Urbana Morador denuncia canal obstruído e risco de alagamentos no Jardim Europa, em Patos; secretário se pronuncia
São João 2026 Programação do São João de Patos 2026 será lançada no dia 19 de março
De volta! Jornalista Marcos Oliveira retorna à bancada da Rádio Espinharas e do Patos Online nesta sexta-feira (20), após recuperação de cirurgia
Galeria estourada Morador relata transtornos com galeria estourada há mais de 15 dias no bairro Santa Clara, em Patos
Problemática Moradora denuncia descarte irregular de lixo na Rua Augusto dos Anjos, em Patos
Vulnerabilidade Internauta chama atenção para idoso em situação de vulnerabilidade nas proximidades da Rua Enaldo Torres Fernandes, em Patos
Esgoto a céu aberto Moradores relatam transtornos com esgoto a céu aberto na Rua Enéas Dantas Filho, no bairro dos Sapateiros, em Patos
SINE PB Vagas de emprego: confira as oportunidades em Patos a partir desta Quarta-Feira de Cinzas
Falta de água Moradores do São Judas Tadeu, em Patos, reclamam de falta de água Mín. 23° Máx. 35°